quinta-feira, 27 de maio de 2010

Criança de 8 anos tem o direito de Educação NEGADO em São José dos Campos

Toda criança tem direito a educação. Esse é um direito assegurado e garantido não pela lei, mas pelo ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Mas parece que a prefeitura de São José dos Campos desconhece esse direito ou seus funcionarios e servidores são mau informados ou até mesmo incopetentes o suficiente para ignorar tal direito.

Estou acompanhando o caso do aluno do 3º Ano do ensino fundamental, Nicolas Aparecido de 8 anos que aguarda uma vaga em uma escola no Campos de São José, zona leste da cidade. Enquanto isso nao acontece, a criança que acorda as 05h da manhã, toma uma condução, depois segue a pé por cerca de 2km até a escola onde ainda estuda na Vila Tesouro, por falta de uma vaga na escola do bairro para onde se mudou com a familia.

A secretaria de educação informou que existe uma lista de espera de cerca de 70 crianças só no Campos de São José, porém sem previsão de possiveis vagas, e informou ainda que a proxima "classificação" está prevista somente para o mês de Julho/10.
O que me espanta é a falta de empenho da Sec. da Educação em buscar uma solução para o caso. A unica resposta que recebi foi "...o aluno estudará na escola do Jardim Nova Detroit. Peço que o sr. entre em contato ainda hoje com a escola para assegurar a vaga...(silencio) OK?..."

Senhor Secretário Alberto Alves Marques Filho, naõ estou falando de podas de arvores, obras ou pequenas conquistas em um bairro; Estou falando de uma criança, de educação; De uma criança que quer "apenas" estudar perto de sua casa e tem sim esse direito só que pela pouca idade não conhece. Mas para isso, existe pessoas como EU que conhece e muito bem, e vai pressionar até que essa vaga esteja garantida e o aluno enfim, estude próximo de sua casa. Não basta fornecer vale transporte - passe escolar. Uma vez que o aluno acorde muito cedo e o cansaço prejudica no seu aprendizado.

Ao meu entender, a Prefeitura de São José dos Campos não está se preocupando com a formação de seus cidadãos que começa na base da sua educação. A Câmara Municipal devolveu aos cofres da Prefeitura mais de R$ 4 milhões e, me parece que não está preocupada em ampliações de salas de aula, construções de novas escolas e contratação de mais professores. Enquanto isso, essas 70 crianças que, não sabemos onde estão e o que estão fazendo, aguardarão por um bom tempo pelo seu direito de acesso a EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
Estou de olho, acompanhando o caso e, aguardando uma resposta convincente do próprio secretário e nao mais da secretária adjunta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário