quarta-feira, 16 de junho de 2010

Hoje é dia de torcer pela Celeste. Dona do MAIOR CHURRASCO DO MUNDO

Seleção Brasileira jogou ontem, e o franguinho só esteve presente mesmo na nossa receita. Ainda bem! Placar favorável, liderança por enquanto garantida no grupo G dessa Copa na Africa.

Hoje, grandes jogos ainda estão por acontecer. Chile já garantiu a vitória em cima da seleção de Honduras. Espanha X Suiça se enfrentam as 11h e as 15h30 a tão esperada África do Sul X Uruguai.


Nosso país homenageado de hoje é o Uruguai. A Culinária do Uruguai é um conjunto de receitas gastrônomicas do Uruguai, que influencia muito na cultura do país, tendo como principais pratos o alfajor, o doce de leite, o nhoque, a parrillada, o chivito e outros. Há também os conceituados vinhos uruguaios, que costumam ser muito apreciados.

Dona de dois titulos mundiais (1930 e 1950, esse ultimo em cima do Brasil, país enfitrião daquela edição e em pleno Maracanã lotado), a Celeste vem com tudo. Empatou o jogo de estreia com um magro placar de 0 X O, porém segurou o jogo evitando que a França marcasse três pontos na tabela.
Uruguai tem o Maior churrasco do mundo, preparou um churrasco com 12 mil kg de carne com 1252 churrasqueira e 1500mts de grelha. Na América do Sul a primeira grande área de criação de gado foi o pampa, extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.




O americano Danny Girton, representando a organização do Guinness, certificou a marca e entregou a um bem-humorado ministro de Pecuária, Agricultura e Pesca uruguaio, Ernesto Agazzi, e ao presidente do Instituto Nacional de Carnes (Inac), Alfredo Fratti, o certificado que credencia o recorde.

Sendo assim, não é que você vá preparar o maior churrasco do mundo no quintal da sua casa, mas como queremos praticidade, vale lembrar a nossa receita de churrasco de panela de pressão, dada aqui mesmo no blog. Então, mão na massa! Ops, na costela e panela chiando. Hoje é dia de torcer pelo Uruguai!


Churrasco de Panela de pressão!

- 2,5 kg de costela de ripa limpa (com pouca carne)
- 1 kg de linguiça suína

Numa panela de pressão (7,5 litros) faça camadas com costela de ripa limpa (com pouca carne) alternando com linguiça de suína. Mas lembre-se: para cada camada de costela coloque 4 gomos de linguiça (todas furadas com um garfo). Termine com uma camada de lingüiça. Tampe a panela e leve em fogo médio. Assim que pegar pressão, deixe cozinhar por 45 minutos. Retire a pressão, abra a panela, retire as carnes e despreze um pouco da gordura que se formou. Coe o molho.

Pulo do Gato: Se for utilizar linguiça com pouca gordura, o caldo que se forma será bem ralo. Para retirar a gordura, coloque sobre o caldo um saco plástico com gelo. A gordura gruda no saco e fica mais fácil retirá-la.


Um arroz branco como acompanhamento e aquela farofa. São se esqueça de colocar a cerveja pra gelar e se for beber, não dirija!

====<() Póóóóóóó

Nenhum comentário:

Postar um comentário