sábado, 5 de junho de 2010

Você foi pra cozinha preparar um prato com o maior carinho e dedicação. De repente..um acidente! E agora, o que fazer?



Não entre em desespero.




Saiba o que fazer para salvar seu jantar

ARROZ QUEIMADO: o aspecto feio e o sabor desagradável têm conserto. Com a panela ainda quente e sem tampa (pra evaporar a umidade e o aroma) coloque-a dentro de uma bacia com água fria. Deixe alguns minutos e transfira o arroz para outro recipiente, tomando cuidado para não raspar o fundo. Simpatia da mama: colocar duas colheres em cima do arroz em formato de cruz ou uma fatia de pão para absorver o sabor. A dica da Dª Sonia (minha mãe) é colocar uma colher do arroz sobre a pia e a panela quente sobre este arroz. Segundo ela, nunca falha. (Minha mãe não é bruxa hein!)

ARROZ EMPAPADO: se cozinhou demais, despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e lave-o sob água corrente, até que os grãos fiquem soltos. Deixe de escorrer bastante e volte a esquentar no vapor ou no microondas. Uma dica legal é acrescentar presunto ralado, queijo parmesão, milho verde e levá-lo ao forno por 15 minutos pra gratinar. Pronto! Um arroz de forno Express.

BATATA QUEIMADA: a água secou e a batata grudou no fundo? Transfira para outra panela sem raspar o queimado, e acrescente água, deixando ferver novamente. Se cozinhar demais, descasque-as acrescente uma colher de manteiga, leite e aproveite-as como um purê.

PURÊ AGUADO: se a batata não era muito consistente e seu purê ficou mais mole do que você gostaria, adicione leite em pó no lugar do leite fresco.

BOLO QUEBRADO: desinformou quente e o bolo quebrou? Junte os pedaços com geléia ou um creme de sua preferência e enfeite. Pronto aí está uma bela torta.

FEIJÃO QUEIMADO: para tirar o cheiro, mude de panela, sem raspar o queimado. Acrescente ½ xícara de água e deixe ferver novamente.

SAL EM EXCESSO: se a sopa ou o feijão levaram mais sal do que deveriam, experimente voltar ao fogo com uma ou duas batatas descascadas dentro. Deixe cozinhar um pouco, para que a batata absorva o sal. Se preferir jogue-as fora.


Contudo, agradeço muito por acompanhar nossas dicas essa semana e lembre-se, que todo cuidado na cozinha é pouco. Atenção aos alimentos, utensílios, cabo da panela sempre virado para o lado de dentro do fogão ainda mais se houver criança por perto.

Na próxima semana, nossas receitas com macarrão instantâneo. Alguém sabe preparar o famoso “miojo” de uma forma diferente que não seja molho e salsicha? Já mandou sua receita? Ela pode ser publicada aqui no blog! Participem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário