segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Galo bom não é o que canta mais alto, mas o que rende o melhor caldo!

Quem nunca acordou com um sonoro "cocoricó" uma vez na vida?
Me lembro que eu era criança -  e não faz muito tempo - e meu pai criava uns galinzés no quintal de casa. Apesar de eu morar na zona urbana da cidade, eu sempre ouvia todos os dias antes de ir pra escola os galos da vizinhança. Cidade do interior é assim, frangos ainda são considerados, assim como há 500 anos atras, como animais de estimação. Em casa começou assim: Meu pai chegou com um casal de galinzés - frangos caipiras de uma raça menor e com o cacarejar mais agudo - e aquilo foi aumentando. A minha tarefa era a de cuidar, colocando agua, ração e uma quirerinha de vez em quando.

Aos fins de semana, quando meu pai estava em casa, ele soltava a galinhada pra ciscar o quintal. Era aí que o meu terror começava. Como todo baixinho é invocado, o galinho da turma se invocou comigo e toda vez que meu pai os soltava, ele ja corria atras de mim. É serio! Não podia me ver e ja arrepiava o pescoço. Eu corria, é lógico, e meu pai achava graça. Já eu, não expressava nenhuma alegria. Até que um dia, meu pai achou que estavam gordinhos e eles viraram a mistura de domingo.

Eu nunca tive uma restrição por comida, só não como o que está vivo. Sempre experimento e se eu não gostar, não como. O importante é provar.

Já vi muita gente dizer que tem nojo de frango caipira porque come insetos, minhocas, mas é a natureza do animal e faz parte da sua cadeia alimentar. Como o meu trabalho é facilitar a vida de vocês, vou mostrar como é facil de se preparar um bom GALO CAIPIRA e como a carne é tão saborosa, ao contrario do que vocês pensam. A receita e o preparo é por conta do cunhado da cidade de Mogi Guaçu.

Você só vai precisar de:

- 01 Frango Caipira picado. (O galo em questão pesava mais de 5 quilos) temperado com alho, cebola e sal.




Cozinhar em panela de pressão em fogo alto até que a carne esteja amolecendo. Em seguida, acrescente:
- 02 batatas picadas em cubos
- 01 cenoura grande picada tambem em cubos.

Deixe cozinhar por mais 10 minutos até que a batata e a cenoura derreta mesmo, associando assim ao sabor do galo.

Enfim, ao final, acrescente molho de tomate e um sachê do tempero de sua preferência.




Pra mim sobrou a pior parte, a de experimentar, afinal, na ocasião eu era visita.

Participe você também. Envie sua receita, dica  pelo email quasechefs@hotmail.com
Comente nas postagens!

A cachacinha não pode faltar....

3 comentários:

  1. E ai cara, legal a matéria heim, deu até vontade de comer uma comida caseira.

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Deu água na boca essa receita!
    Lembro que qdo eu era criança, criei pintinhos e numa dessas safras, eles cresceram e eram quase galos, cantavam e tudo mais. eram três.
    mas um dia, o cachorro pastor alemão do vizinho entrou em casa e matou os três, mas não comeu. Minha mãe resolveu botá-los na panela. Não consegui comer.
    Mas hoje, anos depois, adoro cozinhar e uma das coisas que mais sinto satisfação é cortar frango! É quase uma terapia!
    Doidera que só passa na cabeça de quem gosta de cozinhar!

    ResponderExcluir
  3. Não sou muito chegado em frango caipira, mas parece ter ficado muito bom !
    Parabéns ...

    ResponderExcluir