quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Sabores do Interior. PARTE I

Uma das coisas que eu aprecio nas cidades do interior- além da gastronomia, é claro - é a simplicidade do seu povo. Desde aquela criancinha ingênua que no seu olhar espera por um futuro incerto, até os mais velhos que vivem no seu presente o futuro que um dia, no passado tanto esperou. A cada olhar uma história e a cada história um jeito diferente de olhar a vida. São nessas pequenas cidades onde a violencia passa longe e o progresso e sua tecnologia ja fazem parte do dia-dia das pessoas, ainda ha muitos que preferem trocar a boa TV por um banquinho a beira da calçada vendo o dia passar.

Mogi Guaçu é assim: Uma praça vira ponto de encontro das familias e, talvez essa mesma praça aos domingos seja rodeado de uma feira calma, sem a gritaria das feiras das grandes cidades - meu cunhado Carlinhos ficaria entediado com tanta calmaria - Nesta mesma feira, um rapaz lá pelos seus 18 anos, divide um pastel com caldo de cana com aquela, que para ele, será sua futura esposa.

Na lateral do passeio, duas, senão mais gerações, partilham de um mesmo banquinho sem preconceito ou arrogancia. Também é possivel notar crianças brincando e trepando nos pés de manga onde em um desses, uma menina apara com a barra da saia as mangas que um menino - seu primeiro e secreto amor - joga lá de cima. O povo te dá "bom dia" espontaneamente e uns ainda arriscam um comentario sobre a previsão do tempo daquele dia.

De manhãzinha, o sol aparece por entre os eucaliptos e com toda sua força, arranca o lençol de seda sobre a terra e a desposa como um amante sedento. A natureza por sua vez se emociona e deixa escapar uma lagrima com sabor de orvalho.

O café tem um aroma inconfundivel, o ar tem um aroma indiscutivel e se mistura com o cheirinho de fogão de lenha e a atmosfera ganha um charme com a fumaça saindo pela chaminé. É por isso que para mim, Mogi Guaçu sempre vai ter um cheirinho de cereal matinal, cheiro de infancia com gostinho de aconhego.


"O amanhecer em Mogi Guaçu"  Vista da cozinha da Luciana, Beto e Felipe
Foto: Elaine Cristina







Participe enviando suas dicas, duvidas, receitas para quasechefs@hotmail.com

Até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário