terça-feira, 26 de outubro de 2010

Ervas. Perfume e Aroma que fazem toda a diferença no sabor.

GUIA DE ERVAS, VAMOS SABER MAIS SOBRE SEU USO E SEUS BENEFICIOS?
Por Douglas Lugano

Ervas, especiarias e condimentos são ingredientes que servem para enriquecer as receitas, acrescentando a elas sabor e aroma. Servem também como elementos de decoração e acabamento. A maioria das especiarias é encontrada em forma de pó, como a pimenta-do-reino, noz-moscada e cominho.

Ervas aromáticas podem ser encontradas frescas ou secas. Se utilizar as secas, lembre-se que os sabores e aromas são mais concentrados, portanto, reduza um pouco a quantidade. Evite comprar ervas secas e especiarias em embalagens muito grandes. Compre o necessário para algumas receitas, pois com o passar do tempo, o sabor e o aroma tendem a diminuir. em feiras livres, certifique-se que o procedimento de envasão, acondicionamento e manuseio seja correto para não causar algum tipo de contaminação.


Conhecendo um pouco sobre as ervas que você usa habitualmente na cozinha.


O alho é um dos ingredientes mais importantes da culinária. Utilizado em quase todas as culturas gastronômicas, acrescenta sabor e aroma marcantes a muitos pratos tradicionais. Salvo se indicado em grandes quantidades na receita, deve ser utilizado com cuidado, pois pode sobrepor-se ao sabor dos ingrediente principais da receita, dominando o sabor final da preparação. Quando refogar o alho, evite dourar em excesso, pois isso fará com que a receita fique com um sabor levemente amargo.



Canela em Pau é a casca de uma árvore e pode ser usada aos pedaços (canela em pau) ou moída (canela me pó). Em pau, emprega-se em doces de massa ou em calda e em sobremesas caseiras, como o doce de abóbora, coco e outros. Em pó, pode ser salpicada em doces, em bananas, nos mingaus e em outras receitas. Fica excelente no sorvete também. A culinária do Oriente Médio utiliza a canela como um dos seus principais temperos, inclusive para pratos salgados.




A Cebola é o ingrediente indispensável na culinária. É a base da maioria dos refogados e entra na preparação de milhares de receitas. Pode ser utilizada crua, refogada, assada, frita ou cozida. Combina com praticamente tudo.









A cebolinha-verde, ou cebola-de-cheiro é da mesma família da cebola comum. Seu sabor é delicado e agradável. Pode ser usada como tempero para diversas receitas. Bastante utilizada na culinária típica brasileira, faz um bom par com a salsinha ou o coentro.






As folhas do coentro são aromáticas e podem ser empregadas para tempero de peixes e moquecas. É utilizado também em cozinhas mais exóticas, como a tailandesa e a mexicana.








Também conhecido como colorífico, o colorau é extraído do pimentão vermelho ou das sementes do urucuzeiro, árvore nativa brasileira. Emprega-se para dar coloração vermelho-alaranjada a arroz, patês, molhos, aves e carnes de todos os tipos, na tradicional moqueca capixapa e em outras receitas.








O Cominho é uma semente pequena e alongada. Pode ser utilizada em grãos, para povilhar pães salgados, ou em pó, como tempero de carnes de panela ou de assados. É um tempero básico da culinária regional nordestina. Apresenta um sabor forte, deve ser usado moderadamente, pois tende a dominar os sabores da receita.




Cravo-da-Índia Tempero muito utilizado na Culinária brasileira, é original da Ásia, mais especificamente da Indonésia. Foi descoberto pelos Chineses na Antiguidade, e amplamente empregado na higiene bucal. Hoje em dia muitos dos antisépticos bucais são feitos com o princípio ativo encontrado no Cravo da índia. Na culinária o Cravo do Índia é muito utilizado na saborização de doces e quitutes. Sendo pouco empregado em pratos salgados. É empregado também em bebidas, como quentão e vinho quente à brasileira.




Dill, uma saborosa e aromática erva, de sabor levemente anisado e parecido com o das folhinhas de erva-doce. Bastante empregado em receitas com peixes, nos molhos com iogurte e em algumas receitas com legumes.




Erva-Doce: Suas sementes são usadas em pães, doces, bolos, biscoitos e tortas. Serve também para aromatizar o chá que entra na composição da geléia de mocotó. Prepara-se também um delicioso chá com suas sementes.






Gengibre A raiz do gengibre tem sabor picante e aroma muito acentuado. No norte do Brasil, ela é usada para temperar alguns pratos típicos, como a moqueca de peixe e o tradicional quentão. Na culinária oriental, é um dos ingredientes de base. Indispensável como acompanhamento para sushis e sashimis. Em pó, pode ser utilizado como aromatizante para biscoitos, bolos e tortas.


Hortelã A hortelã fresca é muito utilizada na culinária árabe. Outro clássico é a geléia de hortelã, que acompanha receitas de carneiro e cordeiro. Entra, ainda, no preparo refrescos, drinks, licores e chá.










Folhas de Louro É utilizado como aromatizante e como estimulante de apetite. Encontrado em folhas secas ou frescas na maioria dos mercados, serve para aromatizar carnes de todos os tipos, ensopados, caldos e marinadas. Algumas pessoas colocam no feijão preto. É utilizado também no cozimento de castanhas.





Manjericão É bastante aromático, sendo usado na preparação de molhos de tomate, no tradicional Pesto genovês, em saladas, cremes, pastas, tortas e pizzas. Pode ser encontrado seco.






Mostarda Condimento preparado a partir das sementes de mostarda misturadas com vinagre e cúrcuma, para dar cor. Encontrada em várias preparações diferentes, é indicada como acompanhamento para carnes, salsichas e embutidos em geral. Entra também na preparação de vários molhos, como o molho de mostarda, servido com filé mignon.







Noz-Moscada A noz-moscada é uma noz aromática. Ralada, serve para dar sabor característico a sopas, molhos, recheios de carne e frango, aves e carnes ensopadas ou assadas. Muito utilizada também em receitas doces. Utilizada na medida certa, confere um sabor delicado aos pratos. Pode ser prejudicial à saúde se utilizada em excesso, pois seus óleos essenciais possuem princípios ativos.





Orégano tem aroma forte e tanto pode ser usado fresco como seco. Indicado para aromatizar pizzas e outros pratos da culinária italiana. Seu sabor tente a dominar a receita, portanto, deve ser usado com moderação. Para liberar mais sabor e aroma do orégano, ao adicioná-lo na receita, esfregue as folhinhas entre os dedos.





A Páprica doce é extraída de pimentões vermelhos secos. Já a páprica picante é o resultado da pulverização de pimentas vermelhas ao sol. Tanto uma quanto a outra servem para das sabor e cor a diversas receitas. Bastante utilizada na culinária húngara, alemã, polonesa e também na Espanha.




Pimenta-Branca A pimenta-branca é extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino. Menos aromática e menos picante. O uso de ambas é o mesmo, mas a pimenta-branca dá um aspecto melhos ao tempero de sopas claras, maioneses, salpicões de legumes com carnes brancas ou presunto e pratos à base de molho branco, porque sua cor não se destaca.






Pimenta-de-Cheiro As pimentas-de-cheiro são facilmente identificáveis. São bolinhas vermelhas ou amarelas, muito usadas na culinária brasileira, principalmente na baiana. Seu sabor é suave e menos picante do que o da maioria das pimentas e possui aroma agradável, que estimula o apetite.




Pimenta-do-Reino Também conhecida como pimenta-preta, preferencialmente deve ser moída na hora, para manter suas características de aroma e sabor. Podem ser utilizados os grãos inteiros no preparo de caldos, conservas e molhos básicos.




Pimenta-malagueta Pequena, porém poderosa, essa é uma das pimentas mais ardidas sendo muito usada na cozinha regional brasileira.







Raiz-Forte De forte aroma e sabor acentuado, é usada para temperar patês de queijo, saladas cruas de pepino ou rabanete, arenque e molhos.






O Sal é um tempero usado, mundialmente, em quase todos os pratos. De sua exata dosagem depende o sucesso ou o fracasso de um prato. Entra também na composição de muitos doces, pois realça o sabor. É encontado em várias formas: refinado, marinho, grosso e em pedras. O sal marinho é o mais indicado para a culiária, pois proporciona à receita um sabor bastante agradável e pouco ácido.




A Salsa, um dos temperos mais usados na cozinha. de sabor agradável e aroma suave, a salsa completa as mais variadas receitas. Pode ser encontrada nas espécies lisa ou crespa, sendo esta a mais indicada para a decoração de pratos.





Sálvia é uma erva de folhas ligeiramente acinzentadas, aromáticas e levemente azedas. Servem para o tempero de assados em geral, molhos de sabor forte e carnes de carneiro, cabrito e porco. Bastante utilizado na cozinha italiana. Combina com molhos à base de manteiga.







Tomilho é mais uma erva importantíssima na culinária internacional. De pequenas folhas arrendondadas, com sabor delicado, lembrando o orégano, porém mais suave. Entra no tempero de carnes e aves em geral, combina com tomates, batatas e legumes. O azeite e o alho são companheiros ideais para o tomilho.




Vinagre Esse é mais um ingrediente importante na culinária. Sua origem é muito antiga. Ele é resultado da acidulação de vinho, arroz ou maçãs. O mais comum é o vinagre de vinho branco. O vinagre de arroz é utilizado em toda a culinária asiática e o de maçãs, em algumas culturas européias e norte-americanas. Indispensável em receitas de molhos para saladas e em algumas marinadas







Agora que você conhece um pouco mais sobre cada uma das ervas que casualmente usamos na cozinha, que tal arregaçar as mangas, e preparar aquele prato pro feriado?

Até a proxima!


quasechefs@hotmail.com




domingo, 24 de outubro de 2010

A Terapia do Amor.

NINGUÉM DÁ AQUILO QUE NÃO TEM. SE VOCÊ NÃO TEM AMOR EM SI MESMO,  NUNCA SERÁ CAPAZ DE DAR AMOR A ALGUÉM!
Por Raphael Luz.


Mereço da vida o melhor. Não por ser eu alguém especial pro mundo, mas por ser eu alguém especial pra mim. Por isso me dou de presente a paz, a alegria e o amor. Brindo a mim mesmo com o olhar de aprovação pelo que sou.

Eu me amo intensamente. Gosto de cada parte de mim, e mesmo assim, sou mais a cada dia. Pode parecer uma incongruência melhorar a medida que passam os anos, mas é assim que acontece comigo. Sou hoje melhor do que ontem e amanhã ainda mais.

Recebo amor onde quer que eu vá. De mim mesmo e de quem me rodeia. Carinho, palavras, atitudes estão por toda parte e são sinceros, sem interesses vinculados ou verdades ocultas. São porque são, porque eu mereço, porque quem está do meu lado recebe de mim nada menos que isso, nada menos que o melhor de mim.

A vida é assim: Fluxo e Refluxo. Quando você está pronto a dar o melhor de si, o mundo se ordena para receber. Equilíbrio. E em cada passo, você recebe o melhor do mundo. Abra o seu coração.

Eu amo a pessoa no espelho, ousando, provocando, instigando, me expondo, hipnotizando. Amo os sinais do tempo e o brilho do olhar. Eu me amo sim! Me amo porque me conheço a fundo, amo até meu lado obscuro, esquecido e imundo e vou amar até meu último segundo. Me amo e sou aquele que se constrói a cada dia. Amo minha alma. E o universo me acolhe e conduz.

Minha estrela brilha mais a cada manhã. Quem tiver olhos que veja.

Raphael Luz, 17 anos, estudante. Limeira-SP


sábado, 23 de outubro de 2010

Extrato, Polpa ou Molho de Tomate?

SUPERMERCADO: SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ELES E QUAL USAR NO PREPARO DE SUAS RECEITAS.
Por Douglas Lugano

Já vi muita gente se confundir ao escolher o molho, extrato ou polpa de tomate e acabam comprando, nem sempre, o produto ideal para aquela receita. Saber a diferença entre um tipo e outro não só ajuda a realçar o sabor da comida como tambem facilita na hora do preparo.
Tire suas duvidas sobre como usar esses produtos e faça suas maravilhas na cozinha.


EXTRATO DE TOMATE: É feito da polpa do tomate, com adição de sal e, ou açucar. É o mais concentrato nos três tipos de derivados do tomate, podendo também ser chamado de "massa de tomate" (mastomate no caipirês, hehe). O extrato é recomendado como complemento para o preparo de molhos e proporciona mais cor, sabor e consistencia aos pratos como feijão, sopas, carnes e tortas, por exemplo.

MOLHO DE TOMATE: É aquele com consistencia mais liquida ou pastosa, feito com tomates sem pele a base de temperos e especiarias (saborisados principalmente). Também pode ser peneirado ou apresentar pedaços de tomate. Basta aquecer e suar na sua receita favorita, principalmente em massas.

POLPA DE TOMATE: É exatamente a polpa do tomate sem pele e sem sementes, embalada com seu suco e sem adição de temperos. É levemente concentrado, mas bem menos que o extrato. Ideal para massas como lasanhas, canelones e pratos  que pretender realçar o sabor autentico do tomate.

Domingão tá ae! O que vai preparar amanhã?



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Macarrão de panela de pressão

Mais uma receita que eu fiz da AKEMI. Macarrão pra mim é o UP na cozinha. Adoro massas, e quem não gosta, né? Vai pro meu blog, com os creditos do PRECADO DA GULA. Surpreendente, saborosissimo e com certeza se tornou uma das minhas receitas favoritas. Rapaziada de plantão, mãos na massa!

Por Akemi
PECADO DA GULA




Mais uma receita que saiu da lista por fazer. Quando a transcrevi no caderno achei a idéia genial. Imaginem, preparar um macarrão com molho jogando todos os ingredientes na panela? Só que depois ficava pensando, vai virar um mingau, sopa, gororoba e por aí vai e desistia do tal macarrão.


Só sei que estes dias, resolvi exorcizar de vez a receita e dou minha mão a palmatória, fica bom e melhor de tudo, super prática e rápida! Meu macarrão ficou pálido porque não tenho coloral em casa, mas garanto o sabor dele!

Aconselho apenas a usar um macarrão grano duro para ficar no ponto perfeito.

Macarrão na panela de pressão
500g de carne moída
3 colheres (sopa) de óleo
1 cebola grande picada
2 dentes de alho picados
2 tomates picados
3 colheres (chá) de extrato de tomate
1 colher (chá) de coloral
1 caixinha de creme de leite (200g)
1 cubo de caldo de galinha
sal a gosto
molho de pimenta a gosto
orégano a gosto
milho e azeitonas verdes picadas a gosto
cheiro verde a gosto
500g de macarrão curto (tipo penne ou parafuso)


Na panela de pressão, refogue o alho e cebola no óleo. Junte a carne moída e cozinhe até mudar de cor. Junte os tomates, extrato, coloral, o creme de leite e temperos. Coloque o macarrão e cubra com água fervente. Deixe 1 dedo acima do nível do macarrão.

Feche a panela de pressão e conte 5 a 7 minutos depois que comecar a chiar.
Tire a pressão e abra a panela. Deixe descansar por 5 minutos para que o molho encorpe.
Sirva polvilhado com mussarela picada ou queijo ralado.

Akemi, muito obrigado!
 
quasechefs@hotmail.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Acreditar nas verdadeiras amizades..

"DEPOIS DE ALGUM TEMPO, VOCÊ APRENDE QUE VERDADEIRAS AMIZADES CONTINUAM A CRESCER MESMO A LONGAS DISTANCIAS, O QUE IMPORTA NÃO É O QUE VOCÊ TEM NA VIDA, MAS QUEM VOCÊ TEM NA VIDA" (William Shakespeare)

Por Raphael Luz


Em um mundo quase irreal, encontramos pessoas que acabamos gostando mesmo sem falar olhando nos olhos, mesmo sem sentir a outra pessoa. Algumas muitas vezes olho para essa telinha e fico imaginando... quem realmente estará do lado de lá?

Quero acreditar que é alguém, que mesmo "virtual" é real, (até porque anjos não sabem teclar) que se tocar meu coração o fará com cuidado pra não me machucar, porque posso ser sensível...porque talvez eu possa vir a dizer o que realmente penso ou sinto. Porque posso precisar desse alguém talvez tanto ou mais do que ele precise de mim...

Quem sabe até eu possa também ser alguém. Gente como quem está do outro lado! Não me importa em que programa a gente se encontrou, não me importa se você tem câmera, se te vejo ou se te escuto. Não faz diferença como você é fisicamente, nem a sua idade, nem seu estado civil, só quero me sentir alguém especial para você e fazer com que você se sinta sempre especial para mim!

Só quero me eternizar em sua memória. Não Faço dos defeitos uma distância, e sim, uma aproximação, porque são através deles que seja a amizade virtual ou não, nos ensina a viver com diferenças e amar a cada um pela sua simples forma de ser.

O toque da pele não é essencial para nascer um sentimento; um sentimento nasce e não existe causa pra isso. Apenas nasce. Pois é, encontrei você! Entre cabos, fios, satélites e conexões, simplesmente eu encontrei VOCÊ.
Raphael Luz, 17 anos. Limeira-SP





 


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

PAGODE de primeira no Fim de semana em São José dos Campos

PAGODE DE PRIMEIRA DO BATE BOLA
Por Douglas Lugano

Neste fim de semana, para quem gosta, a dica é o Pagode no Bate Bola. A partir das 17h do domingo (17 de Outubro) o agito fica por conta dos Grupos ASSIM QUE É (SP), TUDO NOSSO (SP), BATUQUE GERAL (Guaratinguetá) e STEFANO GRUPO DELIRIO.

Até as 19h Mulher é VIP e Homem R$10,00 e você adquirir os ingressos na hora!

O Bate Bola fica na Av. Pedro Friggi, 501 -Vista Verde em São José dos Campos.

Se eu fosse você, não perderia!




quasechefs@hotmail.com

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Administradores e Remadores

UMA FABULA DA DIFICIL ARTE DE ORGANIZAR O TRABALHO - Como caminha a sua empresa?
Por Douglas Lugano

Usei esse texto em 2008 como texto base de uma das minhas palestras em uma pequena empresa na cidade de São Paulo. Para minha surpresa, em setembro deste ano, recebi um email do atual diretor comercial que naquele ano era simplesmente e ninguém mais, como ninguém menos que o menino que trocava o galão de agua. Sim! Ele era apenas o mensageiro da empresa e, como tal, bom conhecedor de todos os setores sabia perfeitamente onde estava o problema de cada um, só que não era levado a serio pelos outros empregados acima na hierarquia. O conteudo do email é um agradecimento pela palestra daquele ano. "Guardei o texto, fixei-o no nosso mural, demorou, mas hoje estamos no caminho certo!"

Espero que também possa ajudar você! O texto não é de minha autoria, é de uma famosa revista de circulação nacional. Use na sua empresa, no seu grupo, coloque em pratica também na sua vida.

"No ano de 2006, houve, nos arredores de Osaka, uma competição entre as equipes de remo do Brasil e do Japão. Logo no início da competição a equipe japonesa começou a se distanciar e completou o percurso rapidamente. A equipe brasileira só conseguiu chegar a meta uma hora depois.

De volta ao Brasil, o comitê executivo reuniu-se para avaliar as causas de tão desastroso e imprevisto resultado. Uma cuidadosa avaliação apontou para uma diferença fundamental entre os times: a equipe japonesa era formada por um chefe de equipe e dez remadores enquanto que a equipe brasileira era formada por um remador e dez chefes de equipe. A decisão passou para a esfera do planejamento estratégico, com o objetivo de realizar uma profunda revisão da estrutura organizacional para o ano seguinte

Em 2007, logo após a largada da competição, a equipe japonesa tomou novamente a frente e distanciou-se. Desta vez, a equipe brasileira chegou duas horas depois do que os japoneses à sua meta.

De volta ao Brasil, o comitê reuniu-se novamente para avaliar as causas do novo fracasso. A análise mostrou os seguintes resultados: a equipe japonesa continuava com um chefe de equipe e dez remadores, enquanto a equipe brasileira, contava com um chefe de equipe, dois assessores, sete chefes de departamento e um remador. A conclusão do comitê foi unânime: O remador é incompetente !!!

Na prova de 2008, o departamento de engenharia pôs em prática um plano destinado a melhorar a produtividade da equipe, com a introdução de mudanças práticas no benchmarking das melhores práticas gerenciais. Tais inovações produziram aumentos significativos de eficiência e eficácia. Com o rightsizing, a reengineering e a value chain analysis, os brasileiros com certeza conseguiriam um turnaround e venceriam os japoneses.

Porém, chegado o dia da competição, o resultado foi novamente catastrófico e, desta vez, a equipe brasileira chegou a meta três horas depois dos japoneses.

Novos estudos, reuniões e relatórios. A análise revelou: mantendo a tradição, a equipe japonesa era formada por um chefe de equipe e dez remadores. A equipe brasileira, por sua vez, utilizou uma formação vanguardista, integrada por um chefe de equipe, dois auditores de qualidade total, um assessor especializado em empowerment, um process owner, um analista de O&M, um engenheiro de navegação, um controller, um chefe de departamento, um controlador de tempo e um remador.

Depois de vários dias de reunião e análisa da situação, o comitê decidiu finalmente demitir o remador. Decidiu também, contratar um novo remador, mas utilizando um contrato de prestação de serviço sem vínculo empregatício. Evitar-se-ia, dessa forma, a nefasta influência do sindicato dos remadores, responsável pela baixa produtividade e o baixo comprometimento dos recursos humanos com os objetivos organizacionais. A competição de 2009, certamente confirmará o acerto das decisões""


sábado, 9 de outubro de 2010

"Tabua de Vidro" é bem melhor!

cozinha: CONTAMINAÇÃO CRUZADA DE ALIMENTOS É CORRIQUEIRA
Por Douglas Lugano

Uma maneira muito comum de contaminar os alimentos em nossa casa é por meio da transferencia de um micro-organismo de um alimento contaminado para outro não contaminado, o que chamamos de contaminação cruzada.
Para evitar esse risco basta seguir algumas orientações basicas:
* Lave bem as mãos e os utensilios de cozinha ao manipular alimentos diferentes.
* Nunca misture alimentos que são consumidos crus com alimentos que serão cozidos.
* Utilize diferentes equipamentos e utensilios, como facas, colheres, tabuas de corte ou recipientes para manipular, servir ou guardar alimentos crus e alimentos cozidos.
* Guarde os alimentos em embalagens ou recipientes fechados.
* Guarde na geladeira os alimentos preparados no fogão, mesmo que ainda estejam quentes.

Na duvida de qual tábua de cozinha é menos favoravel a uma contaminação, utilize uma tábua diferente para cada tipo de aimento. Hoje em dia, no mercado existem de varios tipos de material além da madeira, varias cores e formatos. Na minha opinião, tabuas de vidro é melhor até para higienização. Pense no assunto!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Momento Manguaça cultural.

NÃO BASTA SÓ BEBER, TEM QUE CONHECER!
Por Douglas Lugano
(Texto do Museu do Homem do Nordeste)

Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana de açucar em um tacho e levavam ao fogo. Não podiam parar de mexer até que uma consistencia cremosa surgisse. Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou. O que fazer agora?

A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor. No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado. Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.

Resultado: O "azedo" do melado antigo era alcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente. Era a cachava já formada que pingava. Daí o nome "Pinga".

Quando a pinga batia nas costas marcadas pelas chibatadas dos feitores, ardia muito, por isso deram o nome de "Agua-ardente".

Caindo em seus rostos escorrendo até a boca,os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar. E sempre que queria ficar alegres repetiam esse processo.

(História contada no Museu do Homem do Nordeste)

(Foto: Museu do Homem do Nordeste)





Vitamina B ajuda contra o Câncer de Pulmão

saude: MAS NÃO FUMAR AINDA É A MELHOR FORMA DE EVITAR A DOENÇA, POIS O FUMO RESPONDE POR 90% DOS CASOS.
Por Douglas Lugano




Um estudo com 400 mil pessoas por oito anos sugeriu que pessoas com alta concentração de vitamina B e do aminoacido metionina no sangue apresentam metado do risco de desenvolver cancer do pulmão do que quem naão os tem em altas doses. A vitamina e o aminoacido presentes em varios tipos de nozes, peixe e carne vermelha, e também podem ser tomados sob a forma de suplementos.


De todo modo, parar de fumar continua sendo a melhor maneira de reduzir o câncer de pulmão. O estudo foi publicado pelo journal of the American Medical Association