quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MELHOR PÃO DE MILHO.

Segundo minha amiga AKEMI, esta receita é uma daquelas agradáveis surpresas que te conquistam na primeira mordida! Infelizmente estava apenas anotada em seu caderno, sem especificar a fonte. Caso seja de alguém por aí, por favor, levante a mão para creditá-la devidamente!

Este pão lembra uma broa só que salgada, perfeito para lanchar ou para o café da manhã.

Akemi usou pela primeira vez o melhorador de pão. E a opinião dela foi que a massa ficou mais fácil de sovar, bem macia e se manteve assim mesmo no dia seguinte. Pães fofinhos tendem a dar uma ligeira murchada depois que saem do forno mas estes mantiveram o formato. Meia receita rendeu 16 pãezinhos de 50-53g cada. Coloquei ainda 1/2 ovo que sobrou do bolo de uma outra receita.

Quer aprender? Anota ae!
Quero agradecer a Akemi pelas receitas!

Pao de milho.

Bata no liquidificador:
1 lata de milho escorrida (200g drenado)
20g de fermento seco para pão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
100g de queijo ralado
350ml de leite morno

 
Deixe bater bem até ficar um líquido liso e homogêneo. Despeje numa vasilha grande e coloque 3 colheres (sopa) de margarina culinária sem sal amolecida e farinha de trigo até dar ponto para sovar (aproximadamente 1kg). Vá adicionando a farinha aos poucos para que não fique uma massa dura e seca. Se utilizar o melhorador de pão, acrescente junto com a farinha de trigo. Para a receita inteira, use um sachet de 10g.

Jogue a massa na mesa, limpando bem a vasilha com pão duro e sove por uns 10 minutos, acrescentando mais farinha se necessário, até que fique lisa e não grude demais nas mãos.

Modele numa bola, fechando bem as pontas e coloque de volta na vasilha. Deixe crescer coberto com filme plástico por 45 minutos ou até dobrar de volume.

Dê alguns soquinhos na superfície da massa. Divida e modele em bolinhas. Cubra com pano de prato bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos.

Achate suavemente e remodele as bolinhas. Vá colocando em assadeira untada e polvilhada com fubá.

Cubra com o pano de prato úmido e deixe crescer mais 30 minutos.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190ºC.

Depois do descanso, polvilhe mais fubá sobre os pãezinhos e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até corar levemente.





Um comentário: