quinta-feira, 16 de junho de 2011

Bolinho Caipira

NA FESTA JUNINA, NUM DIA DE FRIO E ATÉ MESMO NA SUA EMPRESA. SAIBA COMO É FACIL DE FAZER O CONVIDADO MAIS ILUSTRE DO SEU ARRAIÁ
Por Douglas Lugano


Ah! O tal bolinho de festa junina. Quem nunca experimentou aquele bolinho amarelinho recheado de carne, com aquela pimentinha? Dizem que o bolinho caipira tem origem indigena e adaptado pelas tias portuguesas que acrescentaram o recheio a massa cozida consumida assim pelos indios e deram a crocancia mergulhando as pelotinhas em gordura quente. Outra hipótese afirma que o bolinho teria surgido com os tropeiros, durante o século XVII. Ao parar para comer, os tropeiros faziam uma mistura de farinha de milho e água, com tempero e enrolavam a massa num pequeno peixe, e então fritavam; dando assim, também, o formato atual do bolinho caipira.  A versão mais conhecida é que o bolinho caipira seja um quitute da culinária caipira brasileira, originário do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo. Em 2009 a cidade de Jacareí / SP tombou" o bolinho caipira como "patrimonio cultural".

Literários também sustentam que o bolinho tenha sido criado na cidade de Monteiro Lobato. Segundo esta suposição, o bolinho caipira era conhecido anteriormente como "bolinho da Toninha", por ser uma invenção de uma moradora do município. A iguaria era vendida no mercado tropeiro da cidade e, devido à sua posição dentro do Vale do Paraíba, a receita foi facilmente disseminada para outros municípios da região. Puro folclore?

Não se conhece muito sobre a origem da iguaria, não havendo registros históricos ou fotográficos, sendo assim, uma tradição oral, a tal propaganda boca a boca, o que se sabe é que é uma delicia e muito facil de se fazer.


Quer aprender?

Massa:
- 01kg de Farinha de Milho Amarela;
- 200gr de Farinha de Mandioca;
- 50ml de óleo de soja;
- 3 litros de água fervida com 02 cubos de caldo de galinha;
- Sal e salsinha desidratada a gosto.

Misturar farinha de milho com o restante dos ingredientes. Acrescente a água aos poucos e vá misturando até que a massa não grude nas mãos.
Reserve.

Recheio:
- 01 Kg de Carne Moida -  um truque é pedir para que o açougueiro passe por duas vezes na máquina;
- Suco de 2 limões;
- Sal, pimenta do reino e salsa desidratada a gosto.

 
Com a massa ainda morna, faça bolinhas, abra como pequenos discos não muito finos e no meio, coloque uma quantidade de recheio ainda cru.

Feche a massa e...

Frite em óleo bem quente. A quantidade de óleo é o equivalente a que cobrir totalmente na panela.

Com gotinhas de limão ou pimenta, agora é você quem enfeita o paladar!
Viu só como é facil? Aproveita o fim de semana e depois me conta! Abração e até a proxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário