domingo, 21 de agosto de 2011

Grão de Bico Express

GRÃO DE BICO: Pra quem gosta, pra aprender a gostar!

Quando passo pelo corredor de mercearia dentro do supermercado é um verdadeiro "uni-duni-tê". Sempre levo polvilho doce pra fazer pão de queijo, farinha pra kibe pra fazer tabule ou então mini kibes pra comer enquanto vejo futebol, mas a muito tempo não levava grão de bico. Passava, pegava, mas na ultima hora eu não levava, por preguiça de preparar mesmo. 

Só depois que li em uma revista, enquanto esperava minha vez pra cortar o cabelo, a grande variedade de receitas com o rejeitado grão-de-bico, me interessei em preparar algumas. Só então, percebi que grão de bico não é exclusividade de receita de Natal. Dá pra fazer pães, biscoitos, farofas e até doces! Pois é, assim como você agora, eu também fiquei surpreso.

Mas você sabe o que é Grão de Bico?  É um legume com importantes qualidades culinárias e nutritivas, sendo rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, devido à grande quantidade de celulose contida na casca, que a gente sepre descarta depois de cozido na maioria das vezes, o grão-de-bico estimula o funcionamento dos intestinos. É fibra pura!

O grão-de-bico, do ponto de vista nutricional, é um excelente alimento. Devido à sua grande quantidade de amido, é usado pelo nosso organismo como fonte de energia. É pobre em água e gorduras, e está isento de colesterol, o que mais nos interessa, é claro! "O grão-de-bico é muito usado para o preparo de uma pasta árabe chamada Homus. Cada 100g de grão contém 6g de fibras, sendo nas sua maioria fibras solúveis, ajudando de uma forma bastante eficaz o nosso organismo a eliminar açúcares, gorduras e o colesterol. O ácido fólico pode-se encontrar em doses generosas no grão" - segundo o site wikipédia.

Vários estudos referem a importância desta leguminosa na prevenção de doenças cardiovasculares, assim como no tratamento de vários tipos de anemia. Contém uma generosa quantidade de cálcio, ferro e magnésio, minerais que desempenham funções importantes no nosso organismo. Sendo um alimento relativamente barato, oferece uma grande versatilidade na culinária. É indispensável numa dieta alimentar equilibrada. O grão-de-bico também possui uma grande quantidade de triptofano, utilizado pra produzir serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.

Bom, agora que você o conhece, sugiro duas receitas que eu preparei hoje pro almoço de domingo na minha casa. Facil de preparar e muito saborosa.

Purê de Grão de Bico:


- 500gr de grão de bico (deixe de molho de um dia para o outro, no minimo 8hrs, tire as cascas e cozinhe por cinco minutos ou até que estejam moles.

- Depois de frio, coloque no liquidificador, acrescente:
- Suco de 01 limão;
- 100ml de leite de coco;
- 50ml de azeite;
- noz moscada;
- 02 dentes de alho;
- 01 cebola ralada; 
- sal a gosto;




Bata tudo no liquidificador até obter a consistencia e a textura desejada. Se preferir, depois de batido, coloque em uma panela baixa e leve ao fogo por cinco minutos mexendo sempre. PRONTO!

Em seguida, preparei uma salada de grão de bico, que você pode acompanhar com um generoso bacalhau ou um corte de carneiro e arroz colorido.

Anota aí!

Salada de Grão de bico:

- 500gr de Grão de bico, cozido e sem casca;
- 1/2 cebola média ralada;
- 02 tomates sem pele e sem semente, picados;
- 1/2 xícara de cheiro verde picado;
- Azeite para regar, quantidade necessária;
- Sal a gosto.


Sirva frio! Como eu disse anteriormente, vai bem com um corte de carneiro, arroz branco!



Bom domingo a todos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário