quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

O MELHOR PÃO DE MILHO.

Segundo minha amiga AKEMI, esta receita é uma daquelas agradáveis surpresas que te conquistam na primeira mordida! Infelizmente estava apenas anotada em seu caderno, sem especificar a fonte. Caso seja de alguém por aí, por favor, levante a mão para creditá-la devidamente!

Este pão lembra uma broa só que salgada, perfeito para lanchar ou para o café da manhã.

Akemi usou pela primeira vez o melhorador de pão. E a opinião dela foi que a massa ficou mais fácil de sovar, bem macia e se manteve assim mesmo no dia seguinte. Pães fofinhos tendem a dar uma ligeira murchada depois que saem do forno mas estes mantiveram o formato. Meia receita rendeu 16 pãezinhos de 50-53g cada. Coloquei ainda 1/2 ovo que sobrou do bolo de uma outra receita.

Quer aprender? Anota ae!
Quero agradecer a Akemi pelas receitas!

Pao de milho.

Bata no liquidificador:
1 lata de milho escorrida (200g drenado)
20g de fermento seco para pão
2 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de sal
100g de queijo ralado
350ml de leite morno

 
Deixe bater bem até ficar um líquido liso e homogêneo. Despeje numa vasilha grande e coloque 3 colheres (sopa) de margarina culinária sem sal amolecida e farinha de trigo até dar ponto para sovar (aproximadamente 1kg). Vá adicionando a farinha aos poucos para que não fique uma massa dura e seca. Se utilizar o melhorador de pão, acrescente junto com a farinha de trigo. Para a receita inteira, use um sachet de 10g.

Jogue a massa na mesa, limpando bem a vasilha com pão duro e sove por uns 10 minutos, acrescentando mais farinha se necessário, até que fique lisa e não grude demais nas mãos.

Modele numa bola, fechando bem as pontas e coloque de volta na vasilha. Deixe crescer coberto com filme plástico por 45 minutos ou até dobrar de volume.

Dê alguns soquinhos na superfície da massa. Divida e modele em bolinhas. Cubra com pano de prato bem torcido e deixe descansar mais 10 minutos.

Achate suavemente e remodele as bolinhas. Vá colocando em assadeira untada e polvilhada com fubá.

Cubra com o pano de prato úmido e deixe crescer mais 30 minutos.

Enquanto isso, pré-aqueça o forno a 190ºC.

Depois do descanso, polvilhe mais fubá sobre os pãezinhos e leve para assar por cerca de 30 minutos ou até corar levemente.





segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Pra qualquer hora e pra qualquer ocasião!

O BASICO QUE COMBINA COM TUDO!
Por Douglas Lugano

Toda vez que eu faço esse bolo, todo mundo fica tentando adivinhar qual o ingrediente da receita... Nunca neguei receita de nada pra qualquer pessoa e confesso que esse bolo tem feito muito sucesso por onde eu vou. Ultimamente, ele tem feito mais sucesso ainda na empresa onde eu trabalho nos cafés das manhãs das segundas feiras, porque nada melhor do que começar a semana com um sabor exótico, até porque a vida é uma descoberta a cada dia e, depois de descobrir o sabor desse bolo, sua vida nunca mais será a mesma!

Mãos na massa!
Bolo de Cenoura e especiaria.



Passo a passo:
Unte uma forma redonda, com furo no meio com margarina e farinha de trigo. Pré aqueça o forno em 180 graus (por 10 minutos); Em uma tigela  você bate....
- 04 ovos;
- 01 xícara de óleo de boa qualidade; (eu uso de canola);
- 02 xícaras de açucar;

- Bater até obter um creme esbranquiçado. Só depois você acrescenta:
(coloque os ingredientes a seguir em uma peneirinha para que tudo fique bem misturado):
- 02 xícaras de farinha de trigo;
- 02 colheres (sopa) de fermento em pó;
- 02 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio (potencializa a ação do fermento e age na textura do bolo dando mais cor e sabor);
- 01 colher (sopa) de canela em pó;
- 01 colher (chá) de sal.

Polvilhe tudo isso sobre o creme e vá mexendo debaixo pra cima até que tudo fique bem misturado. Em seguida:
- 1/2 xícara de castanha triturada (encontrada em supermercados, casas de embalagens onde venda artigos para festas principalmente);
- 1/2 xícara de uva passa sem semente;
- 500gr de cenoura ralada (use o ralo mais fino que você puder).

Misture bem, leve ao forno por 25 minutos (dependendo da potencia do seu forno).  Desenforme morno e sirva a seguir.


Você pode usar geléia de sua preferencia como acompanhamento, ou então usar um creme para cobrir.
Quer uma dica? - 200gr de cream cheeese, 2 colheres de açucar e raspas de uma baga de baunilha. Misture bem e despeje sobre o bolo!



Quem fizer, me conte depois, OK!
Quero oferecer esse post para meus amigos Nando Alves (RJ), Filipe Paquelet (RJ), Leonardo Torres(SP), Katia Morelatto (SP), Ana Marques do Amaral (SP), Bruno Ferreira (SP), Jucá (SP) Daniel Pinheiro (Brodowski), Raphael Luz (Limeira), Guilherme Vieira (Rio das Ostras / RJ), Robson Pinheiro (SP) e Diana Lacerda (SP, Duh (MG) Filipe Pilon (RS) e Paulo Mota (Boituva / SP).




quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Eu quero ir pra sua casa! Me Leva?

PRA ME LEVAR PRA CASA TEM QUE SER CRIATIVO!

Sim. Agora toda semana, o seu comentário, sua receita e suas dicas podem valer um brinde exclusivo!
Não sabe como ganhar? É só participar!
Sabe aquela receita da sua avó? Manda pra mim que eu publico no blog e se sua receita for a mais comentada - lembrando que eu vou preparar a receita que você me mandar, sem mudar nadinha! - você ganha um brinde. Caso sua receita ou sua matéria for a mais comentada do mês.. ja pensou numa surpresa?

Participe e leve uma miniatura do Douglas Lugano pra casa!



PARTICIPE! e Já está valendo!
Douglas Lugano Ø