quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bacalhau nosso de cada dia.

VAMOS DESCOBRIR SE O BACALHAU QUE VOCÊ COMPRA É LEGÍTIMO.
FORMATO, caracteristicas da pele e do rabo, além do nome da espécie indicam se o peixe é mesmo o que diz ser.

Na semana santa, especialmente no domingo de Páscoa,  o bacalhau é uma das estrelas das mesas dos brasileiros, especialmente dos católicos e ortodoxos. Contudo, quem vai ao mercado ou as peixarias constatam que nem sempre é facil distinguir a verdadeira iguaria de outros tipos de peixe.

Em primeiro lugar , só três especies podem ser consideradas bacalhau: Gadus mohrua (que é o verdadeiro bacalhau do porto), Gadus macrocephalus e Gadus ogac. Ling, zarbo e Saithe também são comercializados como bacalhau e também os mais vendidos em supermercados, mas isso é errado. Essas três variedades devem ser vendidas, na verdade, como peixe salgado ou peixe salgado seco.

Fique atento também à forma: o bacalhau legítimo é largo e permite corte em lombos. Observe também que o rabo do peixe deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. A pele também deve se soltar com facilidade. Agora, se o rabo do peixe tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o bacalhau legitimo - e nem aqueles peixes branquinhos demais. Fuja dessas opções.
#FicaADica

fonte: feiradopescado.com