segunda-feira, 31 de março de 2014

Bolo Dynamite Glutén Free

O Caipira que sustenta!
(Por Douglas Lugano)


Olá galera! Olha nós aqui outra vez!

Antes de começar meu post de hoje, gostaria de mandar um abraço imenso pra meu tio do coração Zhen Baptista que no dia de ontem recebeu o premio de segundo lugar no IFBB RIO. Saiba tio, só de chegar onde você está, já é exemplo pra muita gente e inspiração pra milhares! Parabéns!
Ainda chego lá!

Continuando, sobre o bolo. Quando eu pensei em fazer, foi pra um café da tarde que fazíamos, para reunir a família. Unir um pouco mais e estreitar esse laço familiar. Sim, usei o tempo pretérito perfeito do verbo, pois acabamos deixando um pouco de lado essa reunião.

(Bolo Dynamite. Foto Douglas Lugano)
Mas elaborei a receita sem glutén, pois tenho dois sobrinhos que são celíacos (saiba mais sobre a doença em Celíacos) Me irrita as vezes, ouvir de pessoas saudáveis me pedindo uma receita sem glutén porque "algum famoso fez a tal dieta e blá blá blá. Não sabem a seriedade com que estão brincando.

Ainda sobre o bolo, calma, estou terminando meu desabafo, é uma receita simples, saborosa e vai bem com qualquer café da tarde.
Ainda sobre o nome do bolo, batizei com esse nome por ser um bolo proteico e nutritivo e, como um grande amigo elogiou a receita, dei o nome em homenagem ao seu estilo de vida saudável. Dynamite nesse caso, não tem nada a ver com "bomba" nem qualquer outro tipo de explosivo, mas o hardcore do dia-dia, foi fundamentalmente necessário. Maiko, um abraço! 
Quer aprender? Anota ae!


(O bolo em homenagem ao amigo. by Douglas Lugano)
Ingredientes:

(medida do copo = tipo americano)


01 copo farinha de milho (media, caso seja muito grossa, sugiro quebrar nas mãos os bijús)

01 copo açucar mascavo (se preferir use açucar branco mesmo eu usei 3/4 copo de açucar Mascavo)
01 copo de leite integral
01 copo de ricota ralada (ou passada pela peneirinha. Não passe pelo processador.
1/2 copo de óleo de canola
03 colheres (sopa) nozes moida
03 gemas passadas pela peneira
01 colher (sopa) de fermento em pó
200 gramas de goiabada cascão cortadas em cubinhos (também fiz com banana passa e o resultado final ficou muito bom. bananas maduras ficam ótimas também)




Leve tudo ao liquidificador começando pelas partes liquidas, com exceção das claras que serão batidas em ponto de neve e reservadas para serem misturadas no final, (sempre de baixo pra cima pra não perder a textura aerada), fermento e a goiabada (polvilhe fubá para não grudar um cubo ao outro - fazer o mesmo com banana passa e principalmente se usar a fruta madura - in natura)
Após os ingredientes misturados, acrescente as claras batidas em neve e o restante dos ingredientes. Deite a massa em forma com furo (cone central) e leve ao forno pré aquecido entre 180º a 200º por aproximadamente 40 minutos ou até obter o resultado com o teste do palito.



(O estilo dos amigos que inspiram grandes receitas. Foto: Douglas Lugano)
Para um alimento 100% livre de Glutén, certifique-se no rótulo de que todos os ingredientes estejam isentos da proteína.

Espero que gostem!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Carré de cordeiro. Receita uruguaia, no coração do Brasil

CARRÉ DE CORDEIRO
COSTILLA DE CORDERO
(Por Douglas Lugano)

Dois anos depois...

Fazia tempo que eu não aparecia por aqui. Gostaria de receber as boas vindas novamente e também dizer que estou morrendo de saudade de postar algo no meu blog. Sim, a quaresma nem terminou e eu já ressuscitei meu blog muito antes da Páscoa!

Pra RE-começar, gostaria de agradecer a várias pessoas que sempre me incentivam nesse simples oficio. Trabalhar com alimentação é algo inexplicável e nos exige o máximo de nós. Sim, o seu máximo! Conheço pessoas que perderam o ponto até mesmo do macarrão instantâneo. Só não conto quem é porque corro o risco de ser processado hahaha
Pra esta receita, um agradecimento especial ao meu cunhado Beto, minha irmã Luciana que, junto do meu sobrinho Felipe se dedicam na criação de carneiros em Mogi Guaçu!

Bom, vamos direto ao assunto.
Nesse tempo de ausência, pude conhecer vários lugares onde as pessoas vivem da gastronomia. Seja em grandes restaurantes ou então num simples carrinho estacionado as margens de uma avenida. Tanto em um quanto em outro provei das melhores comidas e aprendi muita coisa também.

Cursos, palestras, apresentações, open-houses e assim por diante. Sim, estou com a bagagem lotada e não vejo a hora de compartilhar isso com vocês!
Hoje, pra recomeçar em alto estilo, quero falar sobre carne de carneiro. Considerado exótico por uns, ainda há quem torça o nariz pra uma paleta ao forno, uma “costilla” no chão. Quem resiste a uma carré?

Conversando com meus amigos do Uruguai, me presentearam com uma receita simples, e na minha opinião, uma das melhores que eu já fiz. Acompanhado de um purê de “cará com creme de leite fresco”. Duvido que depois dessa, alguém vai resistir em não provar uma bela “carré” de cordeiro.

Segue a receita
“Costilla de cordero”
(Imagem: Douglas Lugano)


(Imagem: Douglas Lugano)














(Imagem: Douglas Lugano)


01 kilo de carré (limpa, sem gorduras);
02 cebolas raladas;
10 dentes de alho (amassados);
Sal;
Pimenta do reino;
Alecrim;
Tomilho;

Misture todos estes ingredientes, e vá acrescentando nos pedaços da carré que já estarão separados por cada dois ossos.
Deixe descansar no mínimo 8 horas. Acomode os pedaços em uma assadeira, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré aquecido por 30 minutos. Após esse primeiro tempo, retire a folha de alumínio e deixe e deixe por mais 20 minutos.

Para o purê de Cará, você vai precisar de 500 gramas de cará cozidos, amassados e passados pela peneira. Leve ao fogo numa panela acrescentando 02 colheres de manteiga sem sal, ½ xícara de leite desnatado morno, sal e noz moscada. Pra finalizar o purê ½ caixinha de creme de leite sem soro.

(Imagem: Douglas Lugano)

(Imagem: Douglas Lugano)
Pra rapaziada de plantão que quiser impressionar. Podemos usar uma redução de vinho tinto com frutas vermelhas no fundo do prato.
Finalmente, se você ainda não arrisca em provar da carne pra não bombar sua dieta, segue o link sugerido pelo nosso nutricinista e confira os valores calóricos. Clique Aqui.

Até breve, e que seja logo!