quarta-feira, 4 de abril de 2012

Bacalhau nosso de cada dia.

VAMOS DESCOBRIR SE O BACALHAU QUE VOCÊ COMPRA É LEGÍTIMO.
FORMATO, caracteristicas da pele e do rabo, além do nome da espécie indicam se o peixe é mesmo o que diz ser.

Na semana santa, especialmente no domingo de Páscoa,  o bacalhau é uma das estrelas das mesas dos brasileiros, especialmente dos católicos e ortodoxos. Contudo, quem vai ao mercado ou as peixarias constatam que nem sempre é facil distinguir a verdadeira iguaria de outros tipos de peixe.

Em primeiro lugar , só três especies podem ser consideradas bacalhau: Gadus mohrua (que é o verdadeiro bacalhau do porto), Gadus macrocephalus e Gadus ogac. Ling, zarbo e Saithe também são comercializados como bacalhau e também os mais vendidos em supermercados, mas isso é errado. Essas três variedades devem ser vendidas, na verdade, como peixe salgado ou peixe salgado seco.

Fique atento também à forma: o bacalhau legítimo é largo e permite corte em lombos. Observe também que o rabo do peixe deve ser quase reto ou ligeiramente curvado para dentro e de cor uniforme. A pele também deve se soltar com facilidade. Agora, se o rabo do peixe tiver uma espécie de "bordado" branco na extremidade, não é o bacalhau legitimo - e nem aqueles peixes branquinhos demais. Fuja dessas opções.
#FicaADica

fonte: feiradopescado.com

sábado, 10 de março de 2012

Doguinhos

Tres meses se passaram, pois é! Muitas coisas aconteceram nesse tempo e estou trabalhando para que muito em breve você possa ter mais informação, muito mais receitas e ainda, muito mais interatividade. Esse é um dos motivos pelo qual, o blog ficou um pouco abandonado. Acredito eu que, vocês vão gostar muito do nosso novo conceito informação. Sem mais delongas, vamos recomeçar com receitas faceis e bem apetitosas; Essa é uma das minhas propostas quanto ao blog, em oferecer ao amigo internauta aquilo que ha de melhor, facil e rapido, pois o mundo de hoje pede nossas respostas sempre para ontem!

Toda vez que alguém me manda uma receita, ou hoje em dia, quando vejo fotos de pratos deliciosos nas redes sociais, eu e minha cara de pau, logo peço a receita. Claro, tudo o que é bom, tem que ser compartilhado.
Hoje, pela tarde, minha irmã Luciana que mora em Mogi Guaçu, no interior de São Paulo, me avisou que estava preparando enroladinhos de salsicha, que eu adoro! Agora me pergunta se eu não vou fazer? 

Foto: Luciana Teixeira - Mogi Guaçu SP

Segue a receita original:

- ‎3 tabletes de fermento biológico,
- 2 colheres (sopa) de açúcar,
- 1 colher(sopa) de sal,
1 xícara (chá) de oléo,
- 2 xícaras(chá) de água morna,
- 1kg de farinha de trigo (aproximadamente),
- 500g de salsicha(vai muito mais ),
- margarina e farinha de trigo pra enfarinhar a forma,
- 2 gemas pra pincelar e queijo parmesão ralado a gosto para polvilhar...

Passo a passo:
Misture o fermento com o açúcar e o sal, misture até virar liquido. Adicione a água morna e o óleo, vá misturando a farinha aos poucos até soltar das mãos.
Se necessário, acrescente mais farinha.
Sove a massa. divida em 3 partes iguais e cubra e deixe descansar por 20 minutos ou até dobrar de volume.

Corte as salsichas em 3 pedaços e reserve. Abra a massa com um rolo e corte-a em tiras do tamanho da salsicha cortada....fica mais fácil, enrole cada tira de massa em um pedaço de salsicha e coloque na forma untada , pincele com gema e polvilhe com o parmesão, deixe descansar por mais 10 minutos e leve ao forno médio, pré aquecido por 25 minutos ou até dourar.

Foto: Luciana Teixeira - Mogi Guaçu - SP

Bom minha gente, agora, com uma receita dessa, mãos na massa porque o fim de semana só está começando.!

Beijão a todos!

domingo, 6 de novembro de 2011

Costela prensada!


UMA DAS MELHORES RECEITAS DE COSTELA QUE EU JÁ COMI. RECOMENDO!
Costela do Magrelo.


Sempre que eu recebo uma receita nova, percebo que as pessoas muitas vezes, formulam uma receita com tanto  cuidado que se esquecem de colocar os minimos detalhes para que o resultado final seja o máximo! Muitas vezes eu me decepciono porque são receitas mau elaboradas. Mas esta costela é o máximo e exige a minina experiencia na cozinha.

Quando meu irmão comentava a respeito da receita eu confesso que já imaginava o resultado final: sabor, aroma, textura e apresentação. Há quem não goste de costela por achar que é um corte de segunda. Mas quem liga pra isso quando o que conta é um bom prato de domingo preparado com o carinho necessário para reunir toda uma familia?

Quer aprender? Anota aí! 

Para uma panela de pressão de 7 litros:
- 05 kg de costela (ponta de agulha, já cortadas e com osso);
- 3kg de tomates cortados em rodelas (sem semente);
- 4 cabeças de cebola cortadas em rodelas grossas;
- 3 cubos de caldo de costela;

Passo a passo: Intercale camadas dentro da panela começando com as costelas, em seguida os tomates, continue com as rodelas de cebola e por ultimo um cubo amassado de caldo de costela. Repita a ordem até que acabe os ingredientes, atentando-se ao limite do nível da sua panela.


Leve ao fogo brando e cozinhe por 45 minutos a partir de quando a panela "pegar pressão" (começando a chiar).

Desligue o fogo após o tempo sugerido e deixe que o vapor saia sozinho. Sirva em seguida!
Quero ver quem resiste
























Depois que fizerem, me conta!

Essa postagem é dedicada aos amigos: Victor Kautt (São José dos Campos/SP), Luan Henrique (Campinas/SP), André Dalacqua (São José dos Campos/SP), aos aniversariantes: Juliana Ribeiro (São José dos Campos/SP), Marco Aurélio Valentim Martins (São José dos Campos/SP - meu amigo, parceiro e melhor designer que eu conheço) minha irmã Cristiana tambem aniversariando hoje e, pro meu irmão Wesley (magrelo) a quem ja dediquei a receita no topo da postagem e que nos trouxe a receita aqui pra casa. 

Continuem enviando as receitas, participem das nossas promoções.
Grande abraço, beijão!