sexta-feira, 13 de julho de 2012

O Dia Internacional do ROCK IN ROLL



ROCK IN ROLL SOLIDÁRIO. MUSICAS QUE SE ENTERNIZARAM NA ACUSTICA DA ALMA E PERFORMANCES QUE FICARAM GRAVADAS NA RETINA DE QUEM VIU E NA MEMÓRIA DE QUEM VIVEU UM TEMPO EM QUE EXISTIAM AS MUSICAS DE QUALIDADE.
O espetáculo que tornou-se referencia no que diz respeito a eventos beneficentes.

Freddie Mercury vocalista do Queen em 1985. O dia em que o mundo todo reverenciou o Rock in Roll.
LIVE AID 1985
Dia mundial do Rock é uma data em comemoração ao rock, celebrada anualmente em 13 de julho.
13 de julho de 1985, o Irlandês Bob Geldof (que na ocasião integrava a banda Boomtown Rats) organizou o Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra e na Filadélfia, nos Estados Unidos. O objetivo principal era o fim da fome na Etiópia promovendo uma ajuda humanitária em massa às pessoas que passavam fome na África.

Geldof teve a idéia de montar o espetáculo quando assistiu pela televisão o documentário “Fome na Etiópia”. Ele ficou chocado em ver a situação das pessoas que não tinham forças nem para espantar do próprio corpo, as moscas que as rodeavam. Contou com a presença de artistas como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou nos dois lugares), Eric Clapton e Black Sabbath.

Freddie Mercury, no LIVE AID. - 1985 (Foto: Divulgação)
Os shows acorreram simultaneamente em Londres, Inglaterra e na Filadélfia, Estados Unidos. Cerca de 170 mil pessoas participaram da maratona musical – 70 mil na Inglaterra e 100 mil nos Estados Unidos, enquanto 1,5 bilhão de pessoas ao redor do mundo assistiram ao evento pela TV.
O objetivo era reverter toda a renda obtida para as vítimas da seca que devastava a África. Com a venda de ingressos a 35 dólares e a venda  dos direitos de transmissão a 160 países, o espetáculo conseguiu arrecadar cerca de 70 milhões de dólares.

O Evento foi transmitido ao vivo pela BBC para diversos países e abriu os olhos do mundo para a miséria no continente africano. 20 anos depois, em 2005, Bob Geldof organizou o Live 8 como uma nova edição, com estrutura maior e shows em mais países com o objetivo de pressionar os líderes do G8 para perdoar a dívida externa dos países mais pobres erradicar a miséria do mundo.


No Live 8 o Grupo de Rock Britânico Pink Floyd tocou junto, depois de 20 anos de separação.

Freddie Mercury, o MITO e Brian May em "Hammer To Fall"
LIVE AID 1985 (Foto: Divulgação)
A performance do Queen em 1985, liderado por Freddie Mercury, foi a melhor apresentação. Nos seus 25 minutos de apresentação, o vocalista roubou a cena no estádio de Wembley. 


Musicas como "Bohemian Rhapsody" e "Radio Ga Ga" encantaram, mas foi em "Hammer To Fall" que Freddie Mercury muito carismático brincou com o câmera pedindo espaço no palco, em "Crazy Little Thing Called Love" "dedicou a todo aquele povo lindo presente naquela noite" dizia ele. Já em "We will rock you" regeu uma orquestra de aplausos e em "We are the Champions" o ápice de sua apresentação que dispensa comentários. Tanto carisma que Freddie Mercury voltou com Brian May ao violão mais uma vez em "Is this the world we created" acompanhado por todo o publico dando ao Queen o lugar no topo de maior banda com a melhor apresentação de todos os tempos na história da musica.

O Reconhecimento Internacional.
Queen - Melhor banda de todos os tempos


O Live Aid ficou marcado não somente pelo recorde de arrecadação mas também marcou a vida dos integrantes da banda Queen e, desde então, o dia 13 de julho passou a ser conhecido como Dia Mundial do Rock.


O espetáculo que tornou-se referencia no que diz respeito a eventos beneficentes.












Confira no video abaixo a musica "Hammer to Fall" e "Crazy Little Thing Called Love"




Douglas Lugano  #WeWillRockYou


Nenhum comentário:

Postar um comentário