segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Um próspero 2011...

O PASSADO NOS FEZ O PRESENTE E O TEU PRESENTE, NESTE MOMENTO, É ESTA LEITURA REFLEXIVA.
Por Raphael Luz.


Todo final de ano é um final de um pequeno ciclo nesse mar imenso de tempos que é nossa vida e  todo final de ciclo marca o início de outro, que começa imediatamente sem que nós mesmos nos demos conta disso. E todo final de processo requer de nosso senso crítico alguma forma de autoavaliação – afinal, é muito fácil avaliar todos os outros e simplesmente ignorar quem nós somos, como vivemos, o que queremos e outros questionamentos que brotam de nosso íntimo.

Somos seres humanos; assim, somos seres pensantes. E, como pensamos, temos a faculdade de avaliar tudo o que pensamos, tudo o que dissemos, tudo o que fizemos. E, se nós pararmos mesmo para pensar veremos que nós não somos perfeitos.

Discutir perfeição é perda de tempo para a nossa vida prática; todavia, essa parada em nossa vida para uma reflexão é essencial. Não se trata de nos tornarmos perfeitos de uma hora para outra como as receitas de livros de autoajuda; trata-se de refletir sobre nós mesmos, o que somos, o que sentimos, o que queremos, o que fazemos.

O passado nos fez o presente. E o teu presente, neste momento, é esta leitura reflexiva. Seria muito fácil tecer aqui uma série de perguntas como num teste de revista; acontece que as opções para você marcar nem sempre constariam da maneira que você gostaria ou teria de responder.

Não há testes nem provas que nos façam nos sentir melhores. Há sim momentos de prazer e de dor, de alegria e de tristeza, de realização e de frustração, de amor e de ódio que fazem parte desse emaranhado de sentimentos em nossa vida.

E, quando paramos para pensar nesse universo de pensamentos, sentimentos, palavras, ações que somos nós mesmos, é o fechamento de um ciclo: você deixa para trás tudo aquilo que você fez sem parar para refletir (em que você agiu sem pensar, em que você falou sem medir as consequências). E é nesse momento que nos damos conta de que não somos nada, nada perfeitos.

Ao terminar esse texto, garanto que um turbilhão de lembranças terá passado pela sua mente. São sensações gostosas e arrepiantes que ressurgem vivas em nossa memória como se tivessem acontecido hoje; no entanto, estavam escondidinhas nos recônditos de sua memória.
Às vezes, a reflexão dói, pois pensamos naquilo que deixamos de fazer porque a preguiça nos falou mais alto; às vezes, é satisfatória, pois conseguimos cumprir nosso dever. Porém, nada passa em nossa vida sem um momento de reflexão.

Final de ano, início de outro. Final de ciclo, início de outro. Final de texto, início de outro. Agora, é a sua vez de (re)escrever sua própria história.

Próspero 2011!

Raphael Luz, 18 anos Limeira-sp !

Nenhum comentário:

Postar um comentário