domingo, 5 de dezembro de 2010

Receita da Roça, mas feito na cidade - Pão de Cenoura

SAUDADE COM GOSTINHO DE INFANCIA
Por Douglas Lugano

Quando eu tinha meus doze anos, lembro de ficar observando minha avó (a velha do meu velho) fazer um bolo e assar em uma assadeira de ferro fundido. Ainda hoje, consigo me recordar do sabor, da cor, da textura e principalmente do cheirinho de bolo saindo do forno.

Era um bolo de trigo branco, massa pesada e um sabor bem caracteristico. Toda vez que minha avó fazia, ela me servia um pedação bem generoso, com cara de avó mesmo. Cortava aquele quadradão, espetava na ponta da faca e em seguida me servia com um copo de café feito na hora - o famoso "preto fresco, passado no saco e mexido com pau" (café passado no coador de pano e mexido com colher de pau), bem quentinho.

Quando eu comia, naquele calorão, era suar em bicas! "Vó, que bolo é esse?" e ela respondia "É bolo de roça, mas feito na cidade..."

Vó Zefa! quero prestar minha singela homenagem! Que Deus lhe proporcione muitos anos de vida. Parabéns pelos 89 anos!

Galera, fim de ano, Natal aí, o 2011 ja aparece no retrovisor pedindo passagem e é só correria. Restou-me um tempinho para mostrar a você uma delicia da roça feito na cidade. Você pode usar tanto um recheio salgado como peito de peru ralado, presunto ralado e queijo mussarela ou queijo minas ralado, como tambem pode usar um recheio doce como goiabada, gotas de chocolate.. Ok, ja parei. Senão você vai engordar só de ver a receita.

Quer aprender? Mãos na massa!

Ingredientes:
- 30gr de fermento biológico fresco;
- 01 colher (chá) de açucar.

Esfarele o fermento, junte o açúcar e misture até ficar liquido, depois acrescente:
- 01 copo de iogurte natural.

Acrescente o iogurte ao fermento diluido e reserve.

Bata no liquidificador:
- 04 colheres (sopa) de margarina
- 02 cenouras medias cortadas em cubos (eu ralei, e achei bem mais pratico)
- 02 ovos.

Misture a tigela do fermento ja liquido e adicione aos poucos:
- 03 xícaras de farinha de trigo (mais ou menos);
- 01 xícara de amido de milho (Sim, aquela da caixinha amarela)
Amasse até soltar das mãos. (vá acrescentando farinha de trigo aos poucos até que a massa fique bem sovada)
Cubra a massa e deixe crescer por trinta minutos ou até dobrar de volume.


Você pode usar uma forma de bolo inglês (28X11cm) ou se preferir, use uma forma redonda com furo no meio (coloque quatro bolinhas em baixo e quatro bolinhas sobre as de baixo, ou então faça bolinhas e disponha-as em uma forma quadrada com espaço entre dois a tres centimetros entre uma bolinha e outra, dependendo do tamanho dos pãezinhos que você fizer.






Preaqueça o forno em temperatura média (180ºC), pincele com gema e polvilhe com gergelim. Leve ao forno por 20 minutos ou até dourarem levemente.

Deixe descansar por mais trinta minutos ou até que dobre de volume.
No caso de fazer tipo "rosca" na forma de furo central o tempo varia de 30 a 40 minutos.



Desenforme quando estiver morno. Sirva em seguida. Só pra constar, eu cortei fatias, passei requeijão e tomei com capuccino (receita minha)...chique, não?!

Quer participar? COMENTE, e concorra a brindes exclusivos em Janeiro de 2011.

Até a proxima, Beijão a todos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário