segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Você Pergunta - Eu respondo ESPECIAL!

Sempre ouvi minha mãe dizer que o dia amanheceu com a maior "serração" e que lá fora está coberto por "neblina". Afinal, qual a diferença? (Marco Antonio, 23 anos, São Paulo - SP)









Marcão, saiba que você não está sozinho nesse dilema pois eu também me confundo as vezes, mas como diz um grande amigo meu, "O importante não é saber, mas ter o telefone de quem sabe...". Resolvi então pedir uma ajuda a um grande amigo que é fera no assunto.







Giovanni Dolif é Meteorologista do INPE
(Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais)
- Imagem: arquivo pessoal.
 



Segundo Giovanni Dolif, meteorologista do CPTEC - INPE, "são dois termos sinônimos, termos não técnicos: nevoa umida = visibilidade reduzida por goticulas de agua e, nevoeiro = visibilidade reduzida por goticulas de agua com visibilidade menor que 1 km. As causas são as goticulas muito pequenas e leves que ficam em suspensão, pra isso acontecer tem que ter umidade elevada, ou as goticulas se evaporariam.









Só lembrando que, na estrada, em qualquer um dos caso, dirija com cautela, reduza a velocidade, use farol baixo e mantenha uma distancia segura do veículo a sua frente!

Um comentário: