segunda-feira, 31 de março de 2014

Bolo Dynamite Glutén Free

O Caipira que sustenta!
(Por Douglas Lugano)


Olá galera! Olha nós aqui outra vez!

Antes de começar meu post de hoje, gostaria de mandar um abraço imenso pra meu tio do coração Zhen Baptista que no dia de ontem recebeu o premio de segundo lugar no IFBB RIO. Saiba tio, só de chegar onde você está, já é exemplo pra muita gente e inspiração pra milhares! Parabéns!
Ainda chego lá!

Continuando, sobre o bolo. Quando eu pensei em fazer, foi pra um café da tarde que fazíamos, para reunir a família. Unir um pouco mais e estreitar esse laço familiar. Sim, usei o tempo pretérito perfeito do verbo, pois acabamos deixando um pouco de lado essa reunião.

(Bolo Dynamite. Foto Douglas Lugano)
Mas elaborei a receita sem glutén, pois tenho dois sobrinhos que são celíacos (saiba mais sobre a doença em Celíacos) Me irrita as vezes, ouvir de pessoas saudáveis me pedindo uma receita sem glutén porque "algum famoso fez a tal dieta e blá blá blá. Não sabem a seriedade com que estão brincando.

Ainda sobre o bolo, calma, estou terminando meu desabafo, é uma receita simples, saborosa e vai bem com qualquer café da tarde.
Ainda sobre o nome do bolo, batizei com esse nome por ser um bolo proteico e nutritivo e, como um grande amigo elogiou a receita, dei o nome em homenagem ao seu estilo de vida saudável. Dynamite nesse caso, não tem nada a ver com "bomba" nem qualquer outro tipo de explosivo, mas o hardcore do dia-dia, foi fundamentalmente necessário. Maiko, um abraço! 
Quer aprender? Anota ae!


(O bolo em homenagem ao amigo. by Douglas Lugano)
Ingredientes:

(medida do copo = tipo americano)


01 copo farinha de milho (media, caso seja muito grossa, sugiro quebrar nas mãos os bijús)

01 copo açucar mascavo (se preferir use açucar branco mesmo eu usei 3/4 copo de açucar Mascavo)
01 copo de leite integral
01 copo de ricota ralada (ou passada pela peneirinha. Não passe pelo processador.
1/2 copo de óleo de canola
03 colheres (sopa) nozes moida
03 gemas passadas pela peneira
01 colher (sopa) de fermento em pó
200 gramas de goiabada cascão cortadas em cubinhos (também fiz com banana passa e o resultado final ficou muito bom. bananas maduras ficam ótimas também)




Leve tudo ao liquidificador começando pelas partes liquidas, com exceção das claras que serão batidas em ponto de neve e reservadas para serem misturadas no final, (sempre de baixo pra cima pra não perder a textura aerada), fermento e a goiabada (polvilhe fubá para não grudar um cubo ao outro - fazer o mesmo com banana passa e principalmente se usar a fruta madura - in natura)
Após os ingredientes misturados, acrescente as claras batidas em neve e o restante dos ingredientes. Deite a massa em forma com furo (cone central) e leve ao forno pré aquecido entre 180º a 200º por aproximadamente 40 minutos ou até obter o resultado com o teste do palito.



(O estilo dos amigos que inspiram grandes receitas. Foto: Douglas Lugano)
Para um alimento 100% livre de Glutén, certifique-se no rótulo de que todos os ingredientes estejam isentos da proteína.

Espero que gostem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário