Sabia que aquela receita da sua avó podem se tornar sua receita favorita? Quantas vezes eu já não peguei receitas das minhas irmãs e não dei o meu toque especial. Acrescentei um ingrediente aqui, tirei um ingrediente ali, coloquei menos leite, acrescentei mais farinha e aquela receita que antes era meio complicada ou simples demais acabou se tornando meu prato especial.
O que era pra ser um bolo se tornava um pudim mutante e, foi só com o tempo que minhas experiências e com paciência que eu consegui deixar o prato do meu jeito e alcancei um resultado final surpreendente e saboroso. Como tudo na vida, a única maneira de conseguir sabedoria na cozinha é amadurecendo e tentando até fazer com que tudo dê certo. Então, não tive medo de enfiar a colher na receita das minhas irmãs. E é claro que depois contei para todo mundo que é o prato delas, mas feito ao meu modo e que por sinal, tive grande sucesso.
A partir de hoje, vamos trabalhar juntos! Aos cuecas de plantão que quer impressionar não só as mulheres preparando aquele prato pra um jantar a dois, como também os amigos em dias de jogos com petiscos, tira gosto ou até mesmo um assado e aproveitando a Copa do Mundo de Futebol, mostrando que nós homens somos SIM, capazes de dominar o fogão sem medo e sem constrangimento, mas com muito bom humor e determinação.
Pra começar, aproveitando esse clima frio de outono e por hoje ser segunda-feira, vamos preparar um prato que muitos cuecões diz ser complicado, mas se seguirmos o passo a passo corretamente, não tem erro. CREME DE QUEIJO.
Vamos precisar de:
01 colher de sopa de manteiga; 01 colher de sopa de farinha de trigo; 200ml de Leite; 150ml de creme de leite sem soro (Deixe a caixinha de cabeça pra baixo no congelador por 30 minutos, assim o soro sobe. Quando for utilizar, abra na área demarcada e retire apenas o creme, pois o leite ficará em baixo); ½ tablete de caldo de galinha; Noz moscada e ervas a gosto (alecrim, manjericão); 01 xícara de queijo parmesão ralado (prefira o parmesão ralado na hora, hoje em dia muitos supermercados dispõe desse serviço); Sal a gosto.
Em uma panela, aqueça a margarina em fogo médio e polvilhe a farinha, misturando até dourar levemente, junte o leite aos poucos mexendo sempre, até engrossar. Esfarele o caldo de galinha sobre o molho e misture ate ficar homogêneo. Acrescente então o creme de leite e o queijo parmesão ralado. Mexa até levantar fervura e desligue o fogo. Só depois coloque a Noz moscada (uma pitada apenas, passada ao ralador), o alecrim e o manjericão tomando cuidado para não acentuar muito o sabor. Acerte o sal e sirva.
Essa receita de creme de queijo é da família dos meus amigos Bruno e Vinicius Bernardes que hoje moram em Sorocaba.
Não percam a receita de amanhã! Conto com todos vocês!