sábado, 22 de maio de 2010

Você pergunta, e eu respondo!

Moro em apartamento. Quando eu for dar uma festinha, ao avisar o sindico devo também convida-lo? (Eduardo B. Gomes – SJC)

Não; Primeiramente porque a festa é sua, a não ser que você seja muito amigo do sindico ou esteja com segundas intenções com a sindica. Pior se o sindico for seu parente, mesmo assim você não é obrigado a convidar quem você não queira. Do contrário, não passará de uma gentileza de sua parte e, talvez esse síndico não se lembre de, mais tarde, dar um desconto no condomínio do mês seguinte. Pode ser que ele até te mande uma multa por você ter convidado um amigo mala que falou demais ou tenha excedido o horário estipulado pelas normas internas e, como você o convidou ele se torna um “testemunha ocular de corpo presente” (rsss). Qualquer que seja a comemoração que você tenha feito ou vá fazer, tenha em mente que é um evento muito pessoal e você prefira convidar pessoas que mereçam sua companhia ou que valham a pena estar com você no momento. Aproveito para deixar cinco regrinhas básicas para quem mora em apartamento ou pretenda morar ou quer manter a política da boa vizinhança. É fundamental você conhecer a ultima convenção de condomínio e também a pauta da ultima reunião.

1. Quem mora em apartamento busca este tipo de moradia por opção. Mesmo que os preços hoje em dia estejam bem acessíveis e as facilidades de um financiamento sejam bem favoráveis, quem opta por condomínios busca primeiramente segurança, pois a maioria das pessoas tem um estilo de vida muito agitado e passam o dia - ou à noite - no trabalho. A segunda opção é a comodidade, seguido pelo conforto e TRANQUILIDADE que este tipo de imóvel oferece. As regras de cada condomínio já ressaltam a lei do silêncio. Por isso pense bem, se você se encaixa neste perfil seja bem vindo; agora se você é uma pessoa com o perfil completamente ao contrário, esqueça! Mas uma coisa é certa; se você não gosta de barulho também tem que respeitar o silêncio e o repouso dos outros independentemente do horário. Ninguém tem culpa de você ser neurótica (o) por limpeza e ter de aturar a melodia do aspirador de pó. Pior que isso, só mesmo quem é movido a musica. Converse com a empregada; Ligar o som num volume perturbador, na estação de musica sertanejas, as 07h da manhã... Pra mim é crime inafiançável. Por mais que esteja na sua casa ou apartamento a sua liberdade termina quando a do outro começa.
2. Deixar suas tralhas abandonadas nos corredores e dependências; isso inclui vasos de plantas, duendes de gesso, sapinhos de porcelanas... Nem todos os condomínios dispõem de um espaço apropriado e isso não significa que seja seu direito externar a frustração de não ter sua floresta particular na infância. Horta na jardineira pelo corredor então, nem pensar!
3. Seu time está indo bem no campeonato e você resolve chamar os amigos para assistirem com você, mas você se empolga e resolvem beber todas e assar aquele costelão. Churrasco na varanda? A não ser que você queira defumar o vizinho de cima e levar uma multa.
4. Palitar os dentes no espelho do elevador, principalmente quando você não estiver sozinho e, mesmo sozinho, os elevadores têm câmeras de segurança e você pode virar uma celebridade na internet ou motivo de risos para os seguranças e porteiros.
5. Peidar no elevador? Nunca, nem pense, jamais imagine fazer este ultimo. Alguém que entre depois que você sair pode ter fobias e no caso de um presente invisível que você tenha deixado o trauma pode ser ainda maior. Um segundo caso é você soltar um desses e descer no seu 3º andar, mas e o seu vizinho do 18º?

Continuem mandando suas perguntas. Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário