segunda-feira, 31 de maio de 2010

Homens na cozinha! Vamos fazer do nosso jeito?

Sabia que aquela receita da sua avó podem se tornar sua receita favorita? Quantas vezes eu já não peguei receitas das minhas irmãs e não dei o meu toque especial. Acrescentei um ingrediente aqui, tirei um ingrediente ali, coloquei menos leite, acrescentei mais farinha e aquela receita que antes era meio complicada ou simples demais acabou se tornando meu prato especial.

O que era pra ser um bolo se tornava um pudim mutante e, foi só com o tempo que minhas experiências e com paciência que eu consegui deixar o prato do meu jeito e alcancei um resultado final surpreendente e saboroso. Como tudo na vida, a única maneira de conseguir sabedoria na cozinha é amadurecendo e tentando até fazer com que tudo dê certo. Então, não tive medo de enfiar a colher na receita das minhas irmãs. E é claro que depois contei para todo mundo que é o prato delas, mas feito ao meu modo e que por sinal, tive grande sucesso.

A partir de hoje, vamos trabalhar juntos! Aos cuecas de plantão que quer impressionar não só as mulheres preparando aquele prato pra um jantar a dois, como também os amigos em dias de jogos com petiscos, tira gosto ou até mesmo um assado e aproveitando a Copa do Mundo de Futebol, mostrando que nós homens somos SIM, capazes de dominar o fogão sem medo e sem constrangimento, mas com muito bom humor e determinação.

Pra começar, aproveitando esse clima frio de outono e por hoje ser segunda-feira, vamos preparar um prato que muitos cuecões diz ser complicado, mas se seguirmos o passo a passo corretamente, não tem erro. CREME DE QUEIJO.

Vamos precisar de:

01 colher de sopa de manteiga; 01 colher de sopa de farinha de trigo; 200ml de Leite; 150ml de creme de leite sem soro (Deixe a caixinha de cabeça pra baixo no congelador por 30 minutos, assim o soro sobe. Quando for utilizar, abra na área demarcada e retire apenas o creme, pois o leite ficará em baixo); ½ tablete de caldo de galinha; Noz moscada e ervas a gosto (alecrim, manjericão); 01 xícara de queijo parmesão ralado (prefira o parmesão ralado na hora, hoje em dia muitos supermercados dispõe desse serviço); Sal a gosto.

Em uma panela, aqueça a margarina em fogo médio e polvilhe a farinha, misturando até dourar levemente, junte o leite aos poucos mexendo sempre, até engrossar. Esfarele o caldo de galinha sobre o molho e misture ate ficar homogêneo. Acrescente então o creme de leite e o queijo parmesão ralado. Mexa até levantar fervura e desligue o fogo. Só depois coloque a Noz moscada (uma pitada apenas, passada ao ralador), o alecrim e o manjericão tomando cuidado para não acentuar muito o sabor. Acerte o sal e sirva.

Essa receita de creme de queijo é da família dos meus amigos Bruno e Vinicius Bernardes que hoje moram em Sorocaba.

Não percam a receita de amanhã! Conto com todos vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário