terça-feira, 24 de agosto de 2010

Sabores do interior - Parte III

Quando eu vou ao supermercado ou a um açougue, fico observando o quanto as pessoas não tem tempo pra nada mais nessa vida. Como o mundo está muito imediatista e as coisas precisam ser rapidas, como se tudo tivesse que acontecer "pra ontem", até o carrinho de compras da dona de casa ficou diferente. Enlatados, comidas congeladas, conservas sem aquele sabor original, até a carne moida ficou com uma cor diferente.

Vejo senhoras, chefes de familias e principalmente jovens e solteiros comprando os cortes de carnes mais faceis de se preparar, em geral bifes, filés de frango, frango a passarinho, linguiça, empanados, enfim. Tudo já está exposto na vitrine ou na bancada de um açougue. Onde está a preocupação em preparar algo saboroso?
Ainda bem que em algumas cidades o costume de se escolher o corte ainda é mantido. Lembro-me quando eu trabalhava em um supermercado no centro da cidade  -  meu primeiro emprego de verdade - o açougueiro me ensinou não só a identificar o corte como tambem beneficia-la ao cliente, cortando bifes medalhões. Sr. Fernando, "Mandi" para os amigos, é um açougueiro de primeira. Até pela paciencia que teve comigo. Depois dessa, açougueiro nenhum me vendeu carne errada me cobrando o maior preço.

De todas os pratos de interior que eu provei, um me chamou a atenção e com certeza vou faze-lo em casa novamente. De tudo o que se faz com a carne do porco - que por sinal eu gosto muito - além do toucinho, que se faz o torresmo a pururuca, bisteca temperado com laranja, lombo, pernil, me surpreendi com o joelho. Ainda em Mogi Guaçu - SP, pude apreciar e repetir o prato que eu não tinha provado - ainda. Sabor acentuado, sem muita gordura e um aroma marcante. Vale lembrar que não é a carne que é culpada pelos seus quilos a mais e sim, a quantidade que você come, bem como o acompanhamento. A receita a seguir tem um gostinho marcante. Esse é o verdadeiro sabor do interior, talvez um gostinho de quero mais!

Você só vai precisar de:

 - 3 1/2 kg de joelho de porco (se você pedir, o açougueiro ja corta em cubos para você) ja temperados.- Alecrim, sal, pimenta do reino e mostarda a gosto.



(Tá ae meu conhado, BETO de Mogi Guaçu/SP. A cozinha nesses casos
é por conta dele!)

Comece selando a carne, fritando (ligeiramente) em uma frigideira grossa e reserve.
Cozinhe 1kg de feijão (usamos o feijão de corda encontrado normalmente em casas do norte, mas já tem disponivel no mercado) e tempere com 4 dentes de alho e 200gr de bacon.



 
 
 
Como quase tudo no interior é feito no fogão de lenha, tudo fica com um sabor marcante.
 
Misture o Feijão aos joelhos e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos até que o feijão incorpore ao sabor da carne.
 
Na hora de servir, não esqueça a cachacinha, o brinde e os amigos por perto!
 
 
 
 
 
 
Aprecie sem moderação!
 
Sabores do interior na sua mesa!
 
 
 
 
 
 
 
 
Garanto que depois dessa receita, a sua "feijoada de lobisomem" vai desaparecer da sua cozinha! Mas essa é uma outra história!
 
Participe, comente, deixe sua receita, duvida, dica. Envie para quasechefs@hotmail.com
 
Até a próxima!

2 comentários:

  1. Que delícia... essa deu vontade de abocanhar agora...

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito de joelho de porco. Aprendi a gostar depois que me tornei amigo de uns alemães e tive a oportunidade de vistar a Alemanha. Fiquei até com fome agora...

    ResponderExcluir