sábado, 23 de outubro de 2010

Extrato, Polpa ou Molho de Tomate?

SUPERMERCADO: SAIBA A DIFERENÇA ENTRE ELES E QUAL USAR NO PREPARO DE SUAS RECEITAS.
Por Douglas Lugano

Já vi muita gente se confundir ao escolher o molho, extrato ou polpa de tomate e acabam comprando, nem sempre, o produto ideal para aquela receita. Saber a diferença entre um tipo e outro não só ajuda a realçar o sabor da comida como tambem facilita na hora do preparo.
Tire suas duvidas sobre como usar esses produtos e faça suas maravilhas na cozinha.


EXTRATO DE TOMATE: É feito da polpa do tomate, com adição de sal e, ou açucar. É o mais concentrato nos três tipos de derivados do tomate, podendo também ser chamado de "massa de tomate" (mastomate no caipirês, hehe). O extrato é recomendado como complemento para o preparo de molhos e proporciona mais cor, sabor e consistencia aos pratos como feijão, sopas, carnes e tortas, por exemplo.

MOLHO DE TOMATE: É aquele com consistencia mais liquida ou pastosa, feito com tomates sem pele a base de temperos e especiarias (saborisados principalmente). Também pode ser peneirado ou apresentar pedaços de tomate. Basta aquecer e suar na sua receita favorita, principalmente em massas.

POLPA DE TOMATE: É exatamente a polpa do tomate sem pele e sem sementes, embalada com seu suco e sem adição de temperos. É levemente concentrado, mas bem menos que o extrato. Ideal para massas como lasanhas, canelones e pratos  que pretender realçar o sabor autentico do tomate.

Domingão tá ae! O que vai preparar amanhã?



2 comentários:

  1. Douglas Lugano sempre com dicas importantes para suas receitas. Parabéns, Chef!

    ResponderExcluir
  2. ah tá, entendi onde eu errei na lasanha :/

    ResponderExcluir