HIGIÊNE NA COZINHA. Esponjas com restos de comida são amigas de bactérias que podem causar doenças.
Por Douglas Lugano Ø
A esponja de cozinha pode reter restos de alimentos e servir como um reservatório de microorganismos causadores de doenças. Segundo a higienista Ana Maria de Carvalho, quando mal conservada, é um ambiente perfeito para a multiplicação das bactérias como Escherichia Coli, Staphylococcus aureus e Salmonela.
![]() |
Imagem: Divulgação |
Para se ter uma idéia, uma esponja usada durante duas semanas podem conter dez vezes mais bactérias que as usadas em uma semana. A multiplicação das bactérias é muito rápida.
Para proteger sua familia, troque as esponjas semanalmente e nunca deixe-as em ambientes fechados como em potinhos em cima da pia ou em cima da barra de um sabão. A umidade é a verdadeira parceira de mofo e ploriferação de fungos.
Após cada lavagem da louça, retire todos os resíduos de alimentos e de detergentes.
Ao final do dia, desinfete a esponja. Para tal, ferva-a por cinco minutos ou deixe-a de molho em uma mistura de duas colheres de sopa de agua sanitária para cada litro de agua, por dez minutos e depois enxague com agua potavel!
Além de esponjas, evite deixar lixeira sobre a pia, bem como aqueles famosos paninhos que, com o tempo, ficam com um cheirinho desagradavel.
Fica a dica. Até a proxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário