segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Você Pergunta. Eu Respondo!

NOTAS DANIFICADAS
DÁ PARA TROCAR!
Por Douglas Lugano

Fui pagar uma conta em uma casa lotérica e o "caixa" recusou uma nota que estava aparentemente manchada com tinta rosa. Como peguei a nota em um supermercado não reparei, o que eu faço? (Fabio Antunes, Louveira - SP)



Fabio, Fabio; Você, assim como muita gente, refém da sindrome "é pra ontem", a qual tudo tem que acontecer de imediato, quase que automaticamente, sempre com pressa, sofrem do mau da distração! Por que? Simples! Além de conferir o troco do supermercado, DEVERIA tambem conferir se a cedula não estava danificada. E se fosse uma falsa? Mas fique tranquilo, você não está sozinho nessa. Também peguei uma nota com pigmentos de tinta e o pior, saquei num caixa eletronico dentro do banco.

Também fui pagar um boleto e o "operador de caixa" recusou. Como eu estava em um banco, imediatamente apresentei o comprovante de saque, fui orientado e enfim, trocaram minha nota.

Segundo o gerente de atendimento, desde junho foi aprovado pelo Banco Central (BC) e pelo Conselho Monetário Nacional uma regulamentação sobre o destino de cédulas danificadas por dispositivos antifurtos de caixas eletronicos. As notas danificadas pelo dispositivo não deverão ser mais aceitas e o portador da cedula estará sujeito a investigação criminal. Mas quem tiver certeza de que porta uma nota danificada por outro motivo deverá ir a qualquer agência bancaria e, após a pericia no BC, será feito a troca da nota.

imagem: divulgação
O trâmite do processo de análise de cédulas manchadas poderá ser feito no site do BC, como já ocorre em caso de notas falsas. Bastará ao correntista indicar CPF e data de nascimento. O endereço para consulta é http://www.bcb.gov.br, no campo Serviços, item Consultar análise de numerário enviado para exame.

Fabião, espero te-lo ajudado. Procure seu gerente e boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário