domingo, 19 de setembro de 2010

Por um mundo menos egoísta

A VIDA NOS ENSINA SEMPRE LUTAR PELO BEM, PRATICAR O BEM SEM OLHAR A QUEM! - Se a caridade reinasse na Terra, o mal não teria domínio; fugiria envergonhado -

Por Raphel Luz


Não é preciso ser versado em psicologia para perceber que a fonte de todos os vícios que caracterizam a imperfeição humana. é o egoísmo. Dele dimanam a ambição, o ciúme, a inveja, o ódio, o orgulho e toda sorte de males que infelicitam a Humanidade, pelas mágoas que produzem, pelas díssensões que provocam e pelas perturbações sociais a que dão ensejo.
O egoísmo é uma admiração intensa e exagerada por si próprio que leva o homem a tomar-se como único ponto de referência, e a preferir os seus interesses.

Se os homens se amassem com amor comum, a caridade seria melhor praticada. Mas seria necessário que vos esforçásseis para vos desembaraçardes desta peça de armadura largamente utilizada, que cobre os vossos corações a fim de serdes mais sensíveis aos corações que sofrem.

A rijeza mata os bons sentimentos; Se a caridade reinasse na Terra, o mal não teria domínio; fugiria envergonhado; ocultar-se-ia, porque em toda parte sentir-se-ia deslocado. Então o mal desapareceria da face da Terra: convencei-vos disto.
Começe por dar exemplos, a você mesmo; seja caridosos para com todos, indistintamente; esforçai-vos por tomar o hábito de não mais notar os que vos olham com desprezo e orgulho; Acredite sempre que eles merecem vossa simpatia e deixai a Deus o cuidado de toda justiça, porque a cada dia, em seu reino, ele separa o joio do trigo.

O egoísmo é a negação da caridade. Ora, sem caridade não há repouso na sociedade. Digo mais: nem segurança. Com o egoísmo e o orgulho, que se dão as mãos, será sempre uma corrida ao mais ágil, uma luta de interesses, onde são calcadas aos pés as mais santas afeições, onde nem mesmo os laços sagrados da família são respeitados.
Egoísmo não é viver à nossa maneira, mas desejar que os outros vivam como nós queremos; a vida nos ensina sempre lutar pelo bem, praticar o bem sem olhar a quem, mas o ser humano está sujo, imundando de egoísmo, e o egoísmo é pensar somente em nós próprios como centro do mundo e construir um mundo fechado que nos isola das oportunidades que a vida pode oferecer.

Comece hoje, comece por você! Por um mundo menos egoista...

Raphael Luz, 17 anos, estudante, Limeira/SP

Um comentário: