quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

O exercicio espiritual de lavar a louça

Eu fui e, acredito que a maioria de vocês também foram, criados num lugar onde lavar a louça não era minha função.

Minhas cinco irmãs e minha mãe, sempre generosas, lavavam. Só com o tempo, conforme fui crescendo, descobri que lavar a louça fazia parte dos deveres da casa imputada na maioria das famílias. Mas uma família grande como a minha, era dever de todos, inclusive meu pai lavava. Eu, é claro, no começo detestava lavar a louça. Preferia trocar essa função por outra, varrer a casa, por exemplo. Outra regra, de quando minhas irmãs mais velhas eram solteiras, era bem prática e até hoje é assim: alguém fazia o almoço e outra lavava a louça. E o serviço todo da casa era movido a música. Até hoje é assim também.

Quando comecei a trabalhar em restaurante, não tive problemas em lavar louça. Mesmo você sendo o ajudante de cozinha começar na pia, lavando a louça, descascando camarão e picando legumes é a função. O que não é o sonho dos recém-formados em gastronomia, mas é onde a maior parte dos grandes chefs atuais estavam há alguns anos, no começo. Mas muitos deles não passaram pela escola. Que é fundamentalmente importante para se ter um diploma, conhecer técnicas e equipamentos, utensílios. Durante o período do curso você conhece todas as áreas. Em um restaurante tem que saber esperar e ser muito dedicado, podendo ficar até um ano fazendo a mesma coisa, na constância: todos os dias, as mesmas coisas, dia após dia, sem reclamar.

Eu já tinha aprendido e da melhor maneira que é em casa e em alguns eventos beneficentes não deixava grandes quantias de louça acumulada, pelo contrário, lavava gradativamente conforme ia usando. Me incomodava.

Você pode achar engraçado, mas lavar a louça requer uma técnica, é preciso organização. E foi através disso que criei o hábito de lavar a louça.

Hoje, ter a minha louça desorganizada e suja, me causa total desconforto.

Lavar louça, é um ato simples, mas cheio de significados. Um deles, talvez o mais importante, seja a gratidão. Pois, se tem louça para lavar é porque teve comida para comer.

Experimente lavar a louça sozinho, tente sem musica se você conseguir - é um exercício de agradecer a Deus pela comida.

Para alguns homens, ainda dotados de um pensamento machista, lavar louça, assim como os afazeres de cozinha é "coisa de mulher". Para muitos é inconcebível "ajudar". Na verdade, a sua mulher não necessita de ajuda, ela tem necessidade de um companheiro. E você quando se casou deve ter a ciência de que as tarefas serão divididas e não se trata certamente de uma “ajuda” com as tarefas de casa.

Quer saber? Você não ajuda a sua mulher a limpar a casa porque também vive nela e é necessário que também a limpe.

E hoje, olhando pra trás, percebo como fui ingrato em determinados momentos de minha vida com minha mãe. Quantas vezes deixei, sem me preocupar, uma bagunça na louça pra minha mãe lavar e hoje tenho como obrigação e função lavar a louça de outros. Quer um conselho? Lave sua louça.


"Um cozinheiro pode nunca ser um chef, mas um chef não vai deixar nunca de ser cozinheiro".
(Um cozinheiro citou)


Nenhum comentário:

Postar um comentário