terça-feira, 8 de junho de 2010

Você pergunta. Eu respondo. Parte III

É a primeira vez que eu vou a uma festa que eu fui convidado formalmente. Queria saber como eu devo agir antes, durante e depois. É possível impressionar logo de cara ou ser convidado pra outras festas depende de como eu vou me comportar? (Diogo Neves - Santo André SP)

Pois é Diogão, esse é o grande medo de todos que são convidados para um jantar, almoço e até mesmo para uma festinha mais intima. Dependendo do evento lembre-se de que suas expressões não podem ser exageradas ou até mesmo fazer uso de gestos desnecessários. Seja você mesmo, sem sorrisos forçados ou risadinhas irônicas, até porque todos vão perceber que você não está à vontade e esteja passando uma imagem daquilo que você não é.

Vou lhe dar algumas dicas que podem te ajudar:

O convidado perfeito precisa ser pontual. Não chegue meia hora antes nem mais que 15 minutos depois do horário marcado. É deselegante deixar as pessoas esperarem por você ainda mais se for um jantar. Ninguém tem que ficar com fome por sua causa. Além de ser uma falta de respeito para com os outros convidados;

Tente conversar com todos e, jamais monopolize os anfitriões e nunca seja o centro das atenções com piadinhas, historinhas engraçadas de sua infância e principalmente contando os gafes, deslizes e “os podres” de alguém (certifique-se de que esse alguém não esteja presente e mesmo se estiver e você souber de algo, não conte. Você não gostaria que falassem de você)

Seja gentil. Envie flores antes ou leve um presente para os donos da casa. Na duvida, leve um vinho ou uma sobremesa.

Jamais aproveite para fazer consultas grátis com o medico ou o especialista em informática presente. Falar de negócios é uma coisa, pedir desconto pro dentista é totalmente diferente.

Modere na bebida e, caso vá além da conta, saia discretamente após pedir desculpas aos anfitriões.

Nunca leve amigos sem perguntar se pode.

Quando não há empregados, procure ajudar os donos da casa. Isso também é uma forma de retribuir pelo carinho e atenção que eles dispuseram com você e não vai te aleijar se você ajudar.

Precisou sair mais cedo? Despeça apenas dos donos da casa e agradeça.

Jamais discute com outros convidados sobre assuntos que possam causar mal estar.

Principalmente, fica atento aos sinais de cansaço dos anfitriões e sabe a hora exata de se retirar.

Não seja convidado a não comparecer nas próximas festas




Lembre-se, a primeira impressão ainda é a que fica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário