domingo, 13 de junho de 2010

As cores da Alemanha no outono brasileiro. Um páis inteiro na sua cozinha.

A culinária alemã é pouco conhecida entre os brasileiros, exceto entre descendentes. A idéia geral é a de que se trata de uma cozinha "substanciosa" e "generosa" e que valoriza carnes de porco, repolho e cozidos. Esta idéia geral não está totalmente incorreta, mas ao resumir a cozinha germânica a este conceito perdemos uma dezena de detalhes e variações culinárias, que, como em qualquer país, mudam de região para região.

Uma característica marcante da comida alemã é a mistura de frutas às comidas salgadas, como a sopa de cerejas e a sopa de enguias (com cenouras, ervilhas, aspargos, ameixas e damascos secos) especialidades de Hamburgo. Na região da Floresta Negra, há o lombo de veado servido com maçãs e recheado com frutas vermelhas. O tradicional Himmel und Erde ("Céu e Terra") é feito de purê de batatas e maçãs e servido com lingüiças grelhadas. Outros componentes típicos da cozinha alemã são os pães de todas as cores e formatos, como os integrais, de centeio e trigo ou ainda temperados gergelim e cominho (knackebrot e pumpernickel).


Hoje, nosso país homenageado é a Alemanha, tricampeã mundial (1954, 1974 e 1990), esteve presente em todas as edições do maior evento futebolístico, exceto em 1930 e 1950, quando não disputaram uma eliminiatória e, ao lado do Brasil é a seleção que mais vezes chegou a final. Foram sete no total.

Para torcer, como pede a tradição germânica, não podem faltar carne de porco e é claro uma boa cerveja. Mas lembre-se: Se dirigir não beba, e se for beber me chame!

Amanhã volto com mais um país presente em nossa cozinha.

Para o nosso Lombinho de Porco você vai precisar de:


-1 kg de lombinho de porco
-2 limões
-3 dentes de alho
-1 colher de chá de sal
-1 colher de chá de pimenta-do-reino
-2 colheres de sopa de manteiga
-250g de creme de leite
-2 gemas de ovo
-1/2 xícara de vinho branco seco
-250g da parte tenra da alcachofra
-1 colher de café de açúcar

Passo a passo: Limpar bem o lombinho, esfregando-o com 1 limão. Temperar com o alho socado, o sal e a pimenta-do-reino. Furar a carne com um garfo e esfregar o tempero. Fritar na manteiga quente até dourar - se preferir, cortar a carne em fatias grossas de 4 cm. Retirar a gordura que se formar. Juntar o creme de leite, misturando as gemas. Retirar do fogo, regar com o vinho e deixar descansar. Misturar o suco do limão restante, os pedacinhos da casca, o sal e a pimenta-do-reino. Juntar a parte tenra das alcachofras e o açúcar. Levar ao fogo até ferver. Reservar. Antes de servir, colocar a carne no forno bem quente por 20 minutos. Regar com o molho e guarnecer com as alcachofras.

Torça com responsabilidade.

Você também pode mandar sua receita para ser publicada aqui no blog

====<() Póóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóóó

Nenhum comentário:

Postar um comentário